Renan Calheiros inaugura painel eletrônico da Comissão de Assuntos Econômicos

O novo sistema permitirá a publicação, em tempo real, dos resultados da votação em meio eletrônico.
09/12/2014 12h20

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), inaugurou na manhã desta terça-feira (9), o painel eletrônico da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal como parte do programa de modernização das comissões.  O novo sistema eletrônico de alta definição permitirá a exibição da presença dos senadores, as votações eletrônicas e apresentações audiovisuais nas audiências públicas.

Renan Calheiros inaugura painel eletrônico da Comissão de Assuntos Econômicos. Foto: Jane de Araújo

Cada senador terá a sua disposição computador de última geração, com tela sensível ao toque onde poderá consultar a pauta da comissão, dispensando a impressão de avulsos. Com esse equipamento, cada senador poderá votar e examinar as matérias da pauta, bem como acompanhar noticias e mensagens eletrônicas. Nas alas Alexandre Costa e Nilo Coelho serão instalados telões para acompanhamento de todas as atividades dos senadores nos plenários das comissões.

Durante a solenidade, Renan Calheiros informou que o programa de modernização prevê a aquisição de painéis para o Plenário e paras as demais comissões. O programa prevê também o fornecimento dos postos de votação, leitores de impressão digital e mais de 360 computadores para uso exclusivo dos Senadores no Plenário e nas comissões.  As inovações serão inteiramente custeadas com recursos obtidos com a venda da folha de pagamentos ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal.

O presidente do Senado destacou o compromisso de fazer mais com menos. “Quadruplicamos o investimento no Senado Federal, modernizamos seu funcionamento, sem com isso gastar recursos do orçamento da União, que estamos devolvendo para aplicação em programas sociais,” declarou Renan Calheiros. O novo painel permitirá o registro da orientação de liderança, o que hoje é impossível, e permitirá, em sessões solenes e especiais, que sejam exibidos vídeos e apresentações pertinentes ao tema em pauta.

A questão da acessibilidade foi ressaltada na cerimônia por Renan Calheiros. De acordo com ele, os novos equipamentos de votação do Plenário serão acessíveis, inclusive, àqueles com imobilidade manual. Serão disponibilizados postos de votação que permitem o reconhecimento da íris do parlamentar e possibilitam o voto com o piscar dos olhos, nos moldes no que foi recentemente instalado na Câmara para os deputados federais que já hoje necessitam de tais recursos. Também será possível votar com os pés e ainda, para os que possuem deficiência visual, o teclado de votação é adaptado.

O novo sistema permitirá a publicação, em tempo real, dos resultados da votação em meio eletrônico. Hoje, o atual sistema só permite a impressão do resultado das votações, e qualquer reprodução ou estatística que se deseje fazer exige fotocópia e redigitação dos dados.