Renan Calheiros empossa Lúcia Vânia na Ouvidoria do Senado

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Terça-feira, 16 de Abril de 2013
16/04/2013 00:00

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (16), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), empossou a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) no cargo de ouvidora da Casa. Renan Calheiros (PMDB-AL) lembrou, em seu discurso, que a Ouvidoria do Senado foi implantada em 2011, pelo então presidente José Sarney, para receber e responder pedidos de informações, sugestões, críticas e elogios da sociedade sobre as atividades do Senado. De 2011 a 2012 o cargo foi ocupado pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Ao completar o seu primeiro ano de instalação, a ouvidoria já registrou atendimento a 3.327 cidadãos brasileiros e recebeu um total de 5.632 manifestações, entre críticas, elogios e pedidos de informação, informou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). "O cidadão interessado tem o devido retorno sobre as suas comunicações que podem se transformar em sugestões administrativas ou legislativas, em promoção de audiências públicas e seminários, em diligências, quando cabíveis, e em ações voltadas ao aperfeiçoamento dos serviços do Senado", disse Renan Calheiros.

A senadora Lúcia Vânia e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ressaltaram durante o evento que a Ouvidoria do Senado deverá se articular com ouvidorias de outros órgãos da administração pública na troca de informações e experiências no atendimento as demandas da sociedade. Com esse objetivo o Senado já realizou acordo de cooperação técnica com a Câmara dos Deputados e o Tribunal de Contas da União.

A senadora Lúcia Vânia é a primeira mulher a assumir a Ouvidoria do Senado e a primeira deputada e senadora eleita por Goiás, destacou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). As senadoras Ana Amélia (PP-RS); Vanezza Graziottin (PCdoB-AM); Ana Rita (PT-ES); Lídice da Mata (PSB-BA); a diretora-geral do Senado, Doris Peixoto; a secretária-geral, Claudia Lyra; e a coordenadora da Ouvidoria, Regina Fontes; também participaram da solenidade.

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado