Renan Calheiros é recebido pelo Parlamento Português

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Quinta-feira, 6 de Junho de 2013
06/06/2013 00h00

Em viagem oficial a Lisboa, onde participa do encerramento do Ano Brasil em Portugal, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi recebido nesta quinta-feira (6), pela presidente da Assembleia da República de Portugal, Maria da Assunção Andrade Esteves. Durante a visita ao parlamento, o presidente do Senado se reuniu com todos os representantes de comissões que compõem a Assembleia Portuguesa e também com o Grupo de Amizade Brasil Portugal. Numa cerimônia formal, Renan passou em revista as tropas da Guarda Portuguesa e em seguida foi recebido no plenário da Casa. 

Na reunião, os parlamentares ressaltaram a importância do Ano Brasil em Portugal e pediram que seja intensificada ainda mais a cooperação legislativa entre os dois países. Deputados portugueses pediram a Renan que Brasil e Portugal promovam cada vez mais a lusofonia, ou seja, a valorização da identidade cultural das duas nações e da língua portuguesa, patrimônio comum a Brasil e Portugal. Renan Calheiros defendeu o incremento das relações bilaterais entre os dois países e disse que o Senado brasileiro sente-se honrado em participar do encerramento do Ano Brasil em Portugal. "O Senado brasileiro, abraça o Parlamento Português", afirmou Renan. 

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse, ainda, que vai fazer um esforço para criar num curto espaço de tempo um grupo de representação do Congresso Nacional junto a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com objetivo de promover pautas legislativas em favor do desenvolvimento social e cultural de todos os países integrantes do bloco. Compõem a CPLP, países como Angola, Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, entre outros. 

No encerramento da visita, Renan Calheiros explicou o trabalho que vem sendo feito à frente da presidência do Senado, pautado na defesa da total transparência, do corte de gastos e da racionalidade administrativa. Ele também destacou as medidas tomadas nos últimos meses para aperfeiçoar o processo legislativo e com isso, dar respostas mais eficazes aos anseios da sociedade. Fazem parte da comitiva que acompanha o presidente do Senado, os senadores Gim Argelo (PTB-DF) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações exteriores. O encerramento do ano Brasil em Portugal está marcado para a próxima terça-feira, 10 de junho.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado