Renan Calheiros comemora ampliação do Programa Água Para Todos

Semiárido do Nordeste enfrenta pior seca dos últimos 50 anos
10/09/2013 17h30

“É um programa importante para o Nordeste, que enfrenta uma das maiores secas de sua história”. A afirmação foi feita nesta terça-feira (10) pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao comentar a assinatura de termos de compromisso do Programa Água para Todos, no Palácio do Planalto. Os estados beneficiados são: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Renan Calheiros comemora ampliação do Programa Água Para Todos - Foto: Marcos Oliveira

Cerca de 41 mil famílias em 336 municípios do semiárido do Nordeste serão incluídas no Programa Água para Todos. O objetivo é universalizar o acesso e o uso de água para populações carentes. Serão construídos 1.042 sistemas simplificados de abastecimento de água, como cisternas e pequenas barragens para armazenar água durante a temporada de chuvas. 135 milhões de reais devem ser investidos no programa.

“É uma iniciativa de grande sensibilidade do governo federal, a garantia de água permanente e sustentável para o semiárido”, ressaltou o presidente Renan Calheiros.

O sertão do Nordeste enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia.