Renan assina acordo de cooperação entre Senado, Câmara e TCU

Na manhã desta quinta-feira (15), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) assinou o segundo termo aditivo ao acordo de cooperação técnica celebrado entre o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e o Tribunal de Contas da União (TCU).
15/12/2016 11h01

Na manhã desta quinta-feira (15), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) assinou o segundo termo aditivo ao acordo de cooperação técnica celebrado entre o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e o Tribunal de Contas da União (TCU). A parceria entre as três instituições visa o intercâmbio de informações e parceiros técnica para facilitar o processo legislativo.

Renan assina acordo de cooperação entre Senado, Câmara e TCU. Foto: Jane de Araújo

O presidente do TCU, Aroldo Cedraz, disse que a parceira entre os órgãos vai facilitar o compartilhamento das políticas públicas com a sociedade brasileira.

"Trata-se portanto de um compromisso de cooperação técnica por meio de uma rede integrada que viabiliza a troca de dados e informações para atender os anseios da sociedade", disse Cedraz.

O ouvidor da Câmara dos Deputados, Heráclito Fortes (PSB-PI), defendeu que o acordo tem por objeto a estruturação e o funcionamento da articulação de esforços entre as instituições. "Esse acordo aumenta a transparência e facilita a participação do cidadão não apenas no processo legislativo, mas também nas ouvidorias públicas e na obtenção de dados sobre as políticas públicas", afirmou Heráclito Fortes.

Segundo a ouvidora do Senado, Lúcia Vânia (PSB-GO), a assinatura deste segundo acordo é uma continuação do acordo assinado em 2012 e melhorou o acesso às três ouvidorias e facilitou o acesso aos cursos oferecidos pelos órgãos.

"As ações dos órgãos de forma conjunta permite, em épocas de regionalização, o funcionamento das instituições com um custo menor e mais eficiente", defendeu Lúcia Vânia.

O vice presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA) destacou que o acordo usa ferramentas do mundo globalizado para entregar um trabalho mais eficiente à população.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou que o gerenciamento de dados é de suma importância para qualquer instituição, sem uma triagem dessas informações qualquer ação não será exitosa é que or este motivo, a interpretação de dados se faz imprescindível.

"Com esse espírito o Senado firma esse acordo para facilitar as ações das ouvidorias. Este acordo já rendeu ótimos fritos a sociedade. Facilitou o acesso do cidadão e tornou célere o acesso das informações", apontou Renan.

Segundo o presidente do Senado, para coroar esta parceria, vai ser instalado sistema de gerenciamento entre as ouvidorias a partir de 2017.

"Quero felicitar a ouvidora Lúcia Vania pelo excelente papel desempenhado à frente do órgão," finalizou Renan.