Renan anuncia sessão temática sobre reforma política

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou que o Senado fará na próxima quinta-feira, 29, uma sessão temática, para debater a reforma política.
26/08/2013 16h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou que o Senado fará na próxima quinta-feira, 29, uma sessão temática, para debater a reforma política.  A discussão no plenário do Senado, está marcada para às 11h e contará com a presença da presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Carmem Lúcia.

Esta será a primeira sessão temática da Casa, conforme prevê o projeto de resolução aprovado pelos senadores em março. A Resolução estabelece que as sessões deliberativas poderão ser transformadas em sessões de debates temáticos para discussões e deliberações de assuntos relevantes de interesse nacional previamente fixados, inclusive com possibilidade de ordem do dia temática sobre o assunto.

A idéia é que depois da sessão temática com a ministra Carmen Lúcia, os senadores possam votar alguns pontos da minireforma eleitoral que foi proposta pelo presidente do Senado e tem como relator o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Custos da campanha

Segundo o senador Romero Jucá, um dos pontos do projeto é a redução do prazo das campanhas em um mês. Em vez de começarem em junho, elas teriam início em 5 de agosto. O objetivo da diminuição do tempo é reduzir os gastos com pessoal, aluguel de imóveis, aluguel de carros, carros de som e  na distribuição de material impresso. A proposta também acaba com a divulgação de partidos e candidatos por meio de faixas, cartazes, placas e pinturas de muro. Os principais pontos do projeto devem ser discutido na reunião de líderes marcada para a próxima quarta-feira. As mudanças aprovadas devem ser válidas ainda para as eleições de 2014.

Semana de deliberações

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também antencipou nesta segunda-feira, 26, que o Senado fará um esforço concentrado de votações de 16 a 20 de setembro, quando serão realizadas sessões deliberativas de segunda à sexta-feira para a votação de temas que serão definidos em conjunto com as lideranças partidárias.