Renan afirma que agiu em favor do Senado e do processo democrático

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Quarta-Feira, 29 de Maio de 2013
29/05/2013 00h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse na tarde desta quarta-feira (29) que o processo democrático caminha mais facilmente pelo entendimento, pela moderação e pelo bom senso. Renan disse que foi dessa forma que conduziu a construção do acordo com os senadores, na noite de terça-feira (28), para manter a determinação do Plenário de não receber medidas provisórias que cheguem ao Senado fora do prazo mínimo de sete dias antes de perder a validade.

"O que não poderia continuar a acontecer era o Senado ter menos de sete dias para analisar uma MP. Assim, não teríamos jamais como afirmar o Senado no processo Legislativo", ressaltou.

Com a decisão, as duas Medidas Provisórias que foram aprovadas na Câmara dos Deputados na tarde de terça-feira (28), a MP 605/13 e a MP 601/12, não foram lidas no Plenário do Senado, pois perderão a eficácia na próxima segunda-feira, 3 de junho, antes do prazo mínimo de sete dias para análise dos senadores. O presidente disse que a medida não foi contra o governo, não foi contra a Câmara, foi a favor do Senado.

"Essa construção é boa. A presidente Dilma Rousseff pode editar outra medida provisória. O que não poderia haver era prejuízo para o país, era sacrificar o interesse nacional", afirmou Renan Calheiros.

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado