Presidentes do Senado e da Câmara inauguram painel de Marianne Peretti

Nesta terça-feira (8), os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), inauguraram o painel Alumbramento, da artista francesa Marianne Peretti, no Salão Branco do Congresso Nacional.
08/11/2016 13h55

Presidentes do Senado e da Câmara inauguram painel de Marianne Peretti. Foto: Jane de Araújo

Nesta terça-feira (8), os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), inauguraram o painel Alumbramento, da artista francesa Marianne Peretti, no Salão Branco do Congresso Nacional. A obra foi doada na década de 80 e, após uma década de exposição e o consequente desgaste natural, foi desmontada para restauração e assim permaneceu por quase 20 anos.

“Para nós, apreciadores, a arte, mais do que veículo de expressão, é o que nos instiga a pensar, a refletir. É o que nos alumbra. Podemos definir alumbramento aquilo que resplandece, que nos ilumina; aquilo que lança luz”, disse Renan durante discurso de inauguração.

Ainda inspirado pelo título do painel, o presidente do Senado enumerou outras qualidades consequentes da ação de alumbrar. Segundo Renan, “sem nos alumbrar com o mundo que nos cerca, dificilmente, as emoções são afloradas, o raciocínio será ativado e as nossas atitudes e decisões serão tomadas com maior tirocínio”.

“A ação de alumbrar é o que faz nossos olhos dilatar-se para admirar mais ainda o que se coloca a nossa frente. É o resultado da visão daquilo que reverbera pela sua clarividência e pelo seu brilho, tendo cores fortes ou difusas, tendo demarcados seus limites ou não. Alumbrar, como todos sabem, é o primeiro passo para que encontremos significância nos objetos, nas pessoas, na natureza”, detalhou o presidente do Senado.

Presidentes do Senado e da Câmara inauguram painel de Marianne Peretti. Foto: Jane de Araújo

Ao reinstalar a obra Alumbramento, o presidente do Senado afirmou que está restaurada a integridade do acervo que o Congresso Nacional possui da artista plástica. São dela também o painel Araguaia, que se encontra no Salão Verde da Câmara; o painel Phasifae, a Mãe do Minotauro, no Salão Nobre da Câmara; e a obra Paisagem, no Salão Nobre do Senado.

“A obra Alumbramento é que faltava para que pudéssemos render homenagem a grande artista Marianne Peretti, e ainda devolver à população brasileira a possibilidade de apreciar, mais uma vez, uma verdadeira obra de arte”, encerrou Renan.