Presidente Renan recebe comitiva do Parlamento Europeu

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Quarta-Feira, 3 de Abril de 2013
03/04/2013 00h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), recebeu nesta quarta-feira, 3, delegação de parlamentares europeus.

O objetivo do encontro foi aprofundar o debate entre parlamentares europeus e brasileiros, autoridades governamentais, e representantes da sociedade civil sobre temas de interesse recíproco relativos ao contexto atual e às perspectivas das relações bilaterais (União Europeia-Brasil) e inter-regionais (União Europeia-Mercosul).

O chefe da missão parlamentar chefiada pelo Deputado Elmar Blok (PPE - Alemanha) destacou a importância do Brasil no contexto mundial, além de termos os mesmos valores da união europeia. Segundo Blok, a Europa tem todo interesse nas futuras decisões do Mercosul em especial sobre o tráfico de drogas, pirataria e imigração.

Já o presidente Renan Calheiros destacou a aprovação de projetos que visam intensificar o dialogo entre a União Européia e o Mercosul. Para Renan, "a Europa faz grandes investimentos no Brasil e o objetivo de parlamento brasileiro é tornar o país mais amigável as relações entre eles".

Renan Calheiros defendeu ainda a criação de comissão para instituir um calendário e agenda comum com o objetivo de dar continuidade aos diálogos e maior integração europeus e mercosul.

Na audiência, o presidente da comissão de relações exteriores senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES) reforçou iniciativa do presidente do Senado, para a construção de agenda comum com roteiro e metas.

Já o senador Francisco Dorneles (PP/RJ) defendeu uma melhora nas relações comerciais em especial o rigor com que a comunidade europeia trata os produtos agrícolas brasileiros.

O presidente do senado, Renan Calheiros, recebeu convite para visitar o parlamento europeu, o que ele considerou de extrema importância, prometendo a visita em breve.

Também participaram da audiência os senadores Waldemir Moka (PMDB/MS), Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), Paulo Davim (PV/RN), Flexa Ribeiro (PSDB/PA) e Cristovam Buarque (PDT/DF).

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado