Plenário do Senado rejeita indicação de embaixador para a OEA

Em sessão conduzida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o plenário do Senado rejeitou por 37 votos contrários e 36 favoráveis a indicação do diplomata Guilherme Aguiar Patriota para o cargo de Representante Permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA).
19/05/2015 18h45

Em sessão conduzida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o plenário do Senado rejeitou por 37 votos contrários e 36 favoráveis a indicação do diplomata Guilherme Aguiar Patriota para o cargo de Representante Permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA). A escolha dos nomes para ocupar as embaixadas brasileiras no exterior é feita pelo presidente da República. Para ser aprovado, o embaixador precisava ter obtido 41 votos favoráveis em plenário.

Plenário do Senado rejeita indicação de embaixador para a OEA. Foto: Jonas Pereira

Esta é a primeira vez na história do parlamento que um diplomata de carreira tem o nome recusado pelo plenário do Senado, alertou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). O presidente do Senado, Renan Calheiros, lembrou que a tarefa de aprovar os nomes dos diplomatas é uma atribuição constitucional do Senado. “Essa é uma decisão do Senado que precisa ser respeitada, é uma responsabilidade do Senado Federal, se a aprovação fosse automática, não precisaríamos de sabatina”, alertou Renan.

O plenário aprovou ainda os nomes de Paulo César de Oliveira Campos para o cargo de embaixador do Brasil na França, João Alberto Quintaes para a República do Mali e Cícero Martins Garcia que ocupará a embaixada do Brasil na Geórgia.