Para Renan, ideias e projetos políticos de José Bonifacio continuam atuais

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Quinta-feira, 13 de Junho de 2013
13/06/2013 00h00

Em comemoração aos 250 anos de nascimento de José Bonifácio de Andrade, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), salientou a importância do político para a História do Brasil. Renan ressaltou que as ideias e projetos de José Bonifácio, passados mais de dois séculos, continuam completamente contemporâneos e de grande relevância para o desenvolvimento do país, como a reforma agrária, a educação básica e a questão indígena e até a preocupação com o meio ambiente.

"Bonifácio foi o primeiro político a se preocupar com a questão ambiental e a utilização racional do solo. Isso em 1823, quando já previa que o desmatamento em encostas afetaria o clima e vida nas cidades, drama que enfrentamos até hoje sem, ainda, um equacionamento para o problema", disse.
Para Renan Calheiros, José Bonifácio de Andrade e Silva é referência na formação da nacionalidade brasileira. É exemplo de coragem para propor mudanças, por seu espírito humanista e defensor de causas que, ainda hoje, afligem a sociedade.

"Assim como Lincoln que defendia o fim da escravatura, José Bonifácio perseguia os mesmos ideais, um país livre. Devemos sempre nos espelhar em exemplos como o dele para termos a coragem de estender direitos como foi feito aos trabalhadores domésticos, aos jovens com o Estatuto da Juventude aprovado pelo Senado. Representantes do povo não são eleitos para ter medo", afirmadou.

Renan também historiou o motivo de José Bonifácio ter sido consagrado como "o patriarca da independência": em 1821, quando ascendeu ao cargo de ministro, comandou de dentro do próprio governo o processo de emancipação política do Brasil e influenciou a decisão de D.Pedro I, de desobedecer às ordens de Lisboa e tornar o Brasil independente.

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado