Renan facilita acesso às galerias do Senado

A partir desta terça (13), a pessoa interessada em acompanhar as sessões plenárias das galerias do Senado não precisará mais agendar previamente a presença nas dependências da Casa.
13/05/2014 16h30

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), determinou nesta terça-feira (13) a imediata revogação da instrução normativa da Polícia do Senado que exigia o agendamento prévio para visitas às galerias do Plenário da Casa.

A partir desta terça (13), a pessoa interessada em acompanhar as sessões plenárias das galerias do Senado não precisará mais agendar previamente a presença nas dependências da Casa.

Estelionatário preso

A Secretaria de Polícia do Senado Federal foi comunicada por gabinetes parlamentares da ocorrência de ligações telefônicas e tentativa de golpe em senadores.

Nas ligações, o suspeito telefonava simulando ser ministro de Estado, senador ou deputado. Acreditando tratar-se realmente de uma autoridade, o gabinete transferia a ligação para o senador. Durante a conversa, o suspeito apresentava uma situação de necessidade, solicitava dinheiro e indicava uma conta corrente para depósito.

Como a investigação da Polícia do Senado revelou que as ligações eram geradas de Maceió (AL), o registro dos fatos foi encaminhado ao Ministério Público de Alagoas, que requisitou a instauração do devido inquérito policial pela Polícia Civil.

O Departamento de Defraudações e Combate à Pirataria da Polícia Civil de Sergipe, nos autos do inquérito policial, prendeu Matheus Conceição Gomes da Silva em cumprimento a mandado de prisão expedido pelo Juízo Criminal da 9º Vara Criminal da Comarca de Aracaju, para auxiliar na investigação. O acusado pode responder por prática de crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal. Em caso de condenação, o Código de Processo Penal prevê a possibilidade de reparação dos danos às vítimas.