O Dia Mundial do Autismo é lembrado por Renan

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Terça-feira, 2 de Abril de 2013
02/04/2013 00h00

A importância do diagnóstico precoce do espectro autista para que os afetados possam ser ajudados foi comentada hoje, 2 de abril, pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial do Autismo. De acordo com Renan Calheiros, essas datas especiais são momentos oportunos para reflexões sobre os assuntos abordados. "São ocasiões para nos concientizar dos problemas enfrentados por segmentos da população e ainda para repensar posturas, preconceitos e, ainda, firmar propósitos de contribuir para minimizar sofrimentos de muitos", afirmou. 

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defende que a rede de saúde pública e as creches sejam capacitadas para detectar precocemente o autismo. "Quando as síndromes, entre elas o autismo, são diagnosticadas em tenra idade, isso é, entre seis meses e dois anos, com o acompanhamento adequado e tratamento terapêutico associado à escolaridade, há ganhos consideráveis para as crianças", alertou o presidente do Senado. Outra questão levantada por Renan Calheiros é a dificuldades que os pais enfrentam na época de matricular seus filhos na escola. "Além da falta de vagas os pais, os autistas são vitimadas pelos preconceitos", afirmou.

Segundo Renan Calheiros, nenhuma norma será suficiente se não conseguirmos mudar a concepção que muitos fazem do autismo. Ele comentou que um dos mitos recorrentes é que a pessoa autista vive em seu mundo próprio, sem condições de interagir com o próximo e distante da realidade que o cerca. Outro é que o autista não sabe comunicar seus sentimentos e que é incapaz de manifestar afeto. "Muitas vezes é o ambiente que não proporciona a eles o devido estímulo ou as nossas próprias limitações que nos impedem de buscar neles a possibilidade da comunicação, fonte primária dos vínculos afetivos", asseverou. 

Em todo o mundo, cerca de 70 milhões de pessoas de todas as classes sociais e etnias são afetadas pelo autismo. No Brasil, estima-se a existência de um milhão de portadores do espectro. A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída no final do ano passado com a Lei 12.764, reconhece a necessidade de atenção especial com essa parcela da população. A legislação sobre o autismo prevê vários benefícios para esses indivíduos, tais como o acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde, incluindo diagnóstico precoce; atendimento multiprofissional; acesso à educação, ao ensino profissionalizante; e ao mercado de trabalho. No entanto, comentou ainda o presidente do Senado, nem sempre esses benefícios são alcançados pelos pacientes autistas. 

"Assim, nesse dia especial, cientes que o autismo é questão de saúde pública, pelo número de pessoas que atinge e pelas nossas dificuldades em lidar com o espectro, quero felicitar todos aqueles que conseguem ultrapassar as diversas barreiras que impedem a interação com os autistas, e que dedicam seus esforços para proporcionar uma vida mais digna aos afetados e aos seus familiares, e, consequentemente, tornando o nosso país mais humano e melhor", disse o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado