Novas licitações da Petrobras serão retomadas a partir de maio, anuncia direção da Agência Nacional de Petróleo (ANP)

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Terça-feira, 12 de Março de 2013
12/03/2013 00h00

A realização da 11ª rodada de licitações para exploração e produção de petróleo e gás da Petrobras, que acontecerá em maio próximo, foi apresentada hoje pela diretora-geral, da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocumbustíveis (ANP), Magda Chambriard, ao presidente do Senado, Renan Calheiros, em audiência. A proposta, segundo a diretora, é de promover a descentralização. É assim que dos 11 estados participantes, dez são do Norte e Nordeste do país, com foco na chamada margem equatorial. Trata-se de uma licitação de grande porte, com bônus mínimo de assinatura no valor de R$700 milhões, mas a expectativa é que seja alcançado valor cerca de três vezes maior nos leilões a serem realizados em 14 e 15 de maio. Isso significará investimentos mínimos da ordem de R$ 2 a 5 bilhões nos próximos anos nas áreas licitadas, acrescentou a diretora. São 289 blocos - sendo 166 no mar e 123 em terra - em 11 estados, numa área de 155,7 mil Km2. O presidente Renan saudou a iniciativa, lembrando que será uma boa notícia a ser dada na reunião dos governadores e líderes partidários que acontece amanhã, no Senado, para discussão do pacto federativo.

As possíveis ações no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os royalties do petróleo não irão prejudicar os leilões, de acordo com a diretora. Ela disse que as licitações preveem contratos futuros, enquanto as ações sobre os royalties tratam de contratos já firmados. Segundo a diretora, os leilões têm potencial para gerar negócios muito lucrativos, além da possibilidade de criação de milhares de empregos.

Magda Chambriard ainda elogiou a Petrobras, apesar de admitir que a empresa tem problemas pontuais "no curto prazo". Ela disse que o governo terminou de capitalizar a empresa, viabilizando a produção de até 5 bilhões de barris de petróleo de área do pré-sal.

– A Petrobras está em um momento invejado por outras empresas de petróleo e tem um futuro brilhante pela frente – afirmou. Também participaram do encontro os senadores Eduardo Amorim (PSC-SE), Gim Argelo (PTB-DF), Inácio Arruda (Pc do B-CE). (com Agência Senado)

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado