Mantega pede para adiar votação de projeto que muda indexador da dívida

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, pediu nesta quarta-feira (5), ao presidente Renan o adiamento da votação do projeto de lei complementar PLC nº 99/2013
05/02/2014 17h20

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, pediu nesta quarta-feira (5), ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) o adiamento da votação do projeto de lei complementar  PLC nº 99/2013 — que trata da renegociação de dívidas de estados e municípios. Participaram da reunião com o ministro, os líderes partidários e os governadores Tarso Genro (PT), do Rio Grande do Sul, Raimundo Colombo (PSD), de Santa Catarina e Teotônio Vilela, de Alagoas (PSDB). Mantega fez uma longa exposição aos senadores e lembrou que o cenário de turbulência na economia mundial recomenda que o Brasil não adote medidas no sentido contrário ao do equilíbrio fiscal.  O ministro negou que exista uma crise, mas garantiu que o cenário é delicado. “Não é uma nova crise, é uma acomodação da economia mundial, mas uma perda da confiança nesse momento é algo que ninguém quer”, afirmou.

Ministro da Fazenda pede para adiar votação de projeto que muda o indexador da dívida dos estados - Foto: Jonas Pereira

Apesar dos apelos do ministro, os governadores pediram que o texto fosse aprovado imediatamente pelo Senado.  Como o projeto recebeu emendas em Plenário do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), a votação só poderá acontecer depois que elas forem analisadas pelas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE). Caso o senador Randolfe retire as emendas, o projeto pode ser votado ainda hoje.