Jovens senadores conversam com Renan sobre processo legislativo

“Estou um pouco rouco porque ontem conduzi uma sessão que durou cerca de doze horas. Foi uma sessão longa, mas graças a Deus deu tudo certo”, disse o presidente.
19/11/2015 15h15

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta quinta-feira (19) os vencedores do concurso de redação Jovem Senador 2015 e conversou com eles sobre o processo legislativo e a rotina de trabalho da Casa. “Estou um pouco rouco porque ontem conduzi uma sessão que durou cerca de doze horas. Foi uma sessão longa, mas graças a Deus deu tudo certo”, disse o presidente, que também explicou como funciona a tramitação de uma proposta até a fase da análise dos vetos que ocasionalmente são feitos pela presidente da República.

“Antigamente os vetos não tinham prazo para serem analisados. Agora não. Se eles não forem votados em 30 dias, passam a trancar a pauta do Congresso Nacional. Ou seja, a gente não vota mais nada até analisar os vetos”, afirmou Renan. Uma das primeiras providências de Renan ao assumir o mandato no biênio 2013/1014 foi aprovar juto ao Congresso Nacional regras para análise de vetos.

Renan Calheiros também discorreu sobre a atual conjuntura econômica e os aspectos das leis atuais. “Estamos fazendo a nossa parte, reformando códigos. O Código Penal, por exemplo, é de 1940 e não trata de muitos crimes com os quais a sociedade se debate todos os dias”, explicou Renan.

Desde 2011, o projeto, fruto de uma parceria entre a Secretária-geral da Mesa e a Secretaria de Relações Públicas traz ao Senado alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais vencedores do concurso de redação Jovem Senador, que seleciona o autor da melhor redação em cada unidade da Federação.

“A sua recepção aos vencedores demonstra, presidente, o quanto o Senado entende a importância da aproximação dos jovens com o Parlamento, pois eles têm um efeito multiplicador junto à comunidade, escola, família, amigos, enfim”, observou a Secretária de Comunicação Social do Senado, Virgínia Malheiros Galvez.

“Vocês sempre serão muito bem-vindos. Eu gosto muito desse projeto e de receber vocês aqui a cada ano”, disse Renan. Os jovens senadores são selecionados por meio de um concurso de redação realizado anualmente entre estudantes do ensino médio, de até 19 anos, de escolas públicas.

A Secretaria de Educação de cada estado e do Distrito Federal seleciona três redações, que são enviadas ao Senado. Uma comissão julgadora seleciona a melhor de cada estado e ao final, os três melhores. Os 27 vencedores ganham uma viagem a Brasília e o “mandato” de senador por uma semana.

O tema deste ano foi “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”. O primeiro lugar ficou com a redação "Democracia Científica", de Mariana Souto Pimenta, de Passos (MG). "Superar a diferença para fazer a diferença", de Eduarda Moura Pinheiro, de Cruzeiro do Sul (AC), ficou em segundo lugar. O terceiro lugar coube à redação "Ordem ou Protesto", de Maria Clara Prado Bezerra Nogueira, de Aracaju (SE).