Festa literária de Alagoas é oportunidade para despertar o gosto pela literatura, diz Renan

De 25 a 28 de setembro, o casario colonial e as igrejas que datam o Século XVII, à beira da Lagoa Manguaba, recebem visitantes e participantes da IV Flimar.
26/09/2013 19h07

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), registrou, nesta quinta-feira (26), em Plenário, a realização da Festa Literária de Marechal Deodoro, cidade histórica da Região Metropolitana de Maceió. De 25 a 28 de setembro, o casario colonial e as igrejas que datam o Século XVII, à beira da Lagoa Manguaba, recebem visitantes e participantes da IV Flimar.

“Um ponto importante e virtuoso da Flimar é que, ano a ano, e cada vez com mais ênfase, há o cuidado de também atrair jovens e crianças. É a saudável preocupação de formar um público novo, despertar nele o gosto pela leitura e a descoberta do mundo maravilhoso da literatura”, destacou Renan Calheiros.

Esta é a quarta edição da festa literária, que faz parte do calendário cultural e turístico de Alagoas. Este ano, os homenageados da Festa Literária de Marechal Deodoro são o escritor Graciliano Ramos e o cineasta Cacá Diegues, ambos nascidos em Alagoas. Na programação há palestras, debates, mesas redondas, oficinas, cursos, leitura de prosa e poesia, exibição de filmes e outra série de atividades literárias.

“A Flimar cumpre um papel muito importante na promoção da cultura e das artes em Alagoas. Seu crescimento a cada edição mostra que o evento responde a uma necessidade represada e permite ter esperança no florescimento do mercado editorial e dos empreendimentos culturais em Alagoas. E é uma oportunidade para lançar autores inéditos de Alagoas ao lado de consagrados mestres das letras”, avalia Renan.

O presidente do Senado parabenizou os organizadores da Flimar, aos moradores de Marechal Deodoro, que foi a primeira capital de Alagoas, ao prefeito Cristiano Matheus, ao secretário de Cultura Carlito Lima, e a “todos os escritores, ensaístas, poetas, cineastas, editores e artistas da palavra” que participam da Festa Literária. Para Renan, “a Flimar 2013 será ainda melhor que as três primeiras edições”.