Em encontro com Renan, Lula defende maior participação do PMDB no governo

"O ex-presidente tem preocupação com o quadro da economia, com o quadro político e está disposto a ajudar. Nós também temos esse propósito”, declarou Renan.
26/02/2015 12h35

O presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) se reuniu, nesta quinta-feira (26), com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com a bancada do PMDB em um café da manhã na residência oficial da Presidência do Senado.

O encontro teve a presença do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-MA), dos senadores Blairo Maggi (PR-MT), Garibaldi Alves (PMDB-RN), Edison Lobão (PMDB-MA), Roberto Requião (PMDB-PR) e dos diretores do Instituto Lula, Paulo Okamotto e Luiz Dulci.

Em encontro com o presidente do senado Renan Calheiros (PMDB-AL), Lula defende maior participação do PMDB no governo. Foto: Ricardo Stuckert

“O café foi muito bom. O ex-presidente tem preocupação com o quadro da economia, com o quadro político e está disposto a ajudar. Nós também temos esse propósito”, declarou Renan.

Durante o encontro, Lula e os senadores conversaram sobre a participação do PMDB no governo. O ex-presidente defendeu uma maior interlocução do partido com o Palácio do Planalto. “Ele acha que o PMDB precisa ter um papel de protagonismo e sugeriu até o nome do vice-presidente Michel Temer. Lula lembrou que, quando foi presidente, envolvia o vice-presidente José Alencar em todas as decisões. E acha que o mesmo deve ocorrer agora. É preciso que o governo envolva o vice-presidente Michel Temer em todas as decisões porque ninguém melhor que o Michel interpreta o sentimento do partido como um todo”, disse Renan.

Ajuste fiscal

Outro assunto do encontro foi o ajuste fiscal proposto pelo Governo Federal. De acordo com Renan, o ex-presidente Lula pediu apoio para que sejam construídas saídas políticas e econômicas para o Brasil. “Nós falamos para ele que o ajuste é insuficiente, é pífio e que nós precisamos de algo mais amplo, que corte no setor público, que faça uma revisão de contratos. Ele ouviu e acho que concorda. O PMDB defende um ajuste com começo, meio e fim para que todos saibam que o ajuste não ficará apenas naquelas medidas anunciadas, nas medidas contidas que transferem uma parte dos problemas para os mais pobres. É preciso construir alternativas para o ajuste”, afirmou Renan.