Em artigo, Renan comemora avanços aprovados pelo Senado

19/08/2013 14h00

Aprovação social

As recentes manifestações que tomaram as ruas do Brasil têm origem distinta daquela dos protestos realizados em outros países. Aqui desencadeou o processo o aumento das passagens de ônibus em São Paulo. Na Turquia, foi a defesa ambiental contra a demolição de um parque. Na Indonésia, a rejeição à alta no preço dos combustíveis.

Os protestos têm causas diferentes, mas com métodos análogos: o uso das redes sociais como espaço de mobilização e o sentimento de revolta de jovens internautas.

Nesse contexto, o Senado fez um esforço concentrado de votações para dar resposta à demanda popular. A pesquisa online aplicada pelo DataSenado com 9.064 respondentes mostra que a maioria dos projetos recebeu aprovação de mais de 60% dos entrevistados, apesar de registrar também o persistente descontentamento com o Parlamento e com as demais instituições públicas.

As manifestações obrigarão analistas de opinião pública, gestores, líderes políticos, a priorizar mais os jovens como segmento de estudo e demanda. As instituições também terão que acelerar a busca por formas mais eficazes de interação virtual. Permitir que cidadãos conectados nas redes se expressem e participem das mudanças de forma objetiva e sistêmica.

A comunicação horizontal na internet e nas redes sociais obriga também o debate sobre o preparo técnico e a velocidade de ação dos gestores de políticas públicas. É necessário aprimorar a capacidade de dar respostas rápidas à demanda por melhoria na oferta de serviços públicos.

A pesquisa do DataSenado, primeira aplicada pelo Parlamento no universo online, mostra também que, depois das manifestações, o jovem internauta brasileiro é otimista com relação ao futuro do país. E diz estar disposto a voltar às ruas caso suas expectativas sejam frustradas. O prazo já foi dado: 2014, ano da realização da Copa do Mundo no Brasil.

Ainda é cedo para afirmar que o ano de 2013 vai mudar o mundo. Mas é inquestionável que será o marco de uma nova era na concepção da democracia representativa e na busca por mecanismos de participação popular mais efetivos e permanentes.

O projeto que transforma em crime hediondo a corrupção e o homicídio, a ampliação dos direitos trabalhistas das domésticas, a “ficha limpa” para servidores e tantas outras propostas recentemente aprovadas, bem como a aplicação e divulgação da pesquisa do DataSenado sobre as manifestações são demonstrações do esforço que o Senado está fazendo para entender e impulsionar as mudanças de que o país precisa.