Dilma elogia iniciativa de passe livre estudantil proposta por Renan

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Terça-feira, 25 de Junho de 2013
25/06/2013 00h00

Ao retornar do encontro com a presidente Dilma Rousseff, no qual entregou uma série de propostas elaboradas pelo Congresso Nacional, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), relatou aos jornalistas que a presidente o parabenizou pelo projeto que cria o Programa "Passe Livre Estudantil", de âmbito nacional. 

"A presidente disse que o programa é uma ideia muito interessante, que vai pedir à equipe econômica do governo analisar a viabilidade da iniciativa", relatou Renan. Segundo o presidente do Senado, assim como o empregado recebe o vale-transporte, nada mais justo que o estudante também tenha direito ao benefício.

O projeto de autoria de Renan Calheiros prevê a gratuidade no sistema de transporte público coletivo local para o estudante do ensino fundamental, médio ou superior, que esteja regularmente matriculado e com frequência comprovada em instituição pública ou privada de ensino.

Assembleia Constituinte

Segundo o presidente do Senado, a presidente Dilma ressaltou a importância de ouvir a população sobre a reforma política, mas não tratou da Assembleia Constituinte proposta por ela antes do encontro com prefeitos e governadores na última segunda-feira.

"Fiz questão de dizer à presidente que todos nós que queremos a reforma política, também apoiamos o plebiscito porque é uma maneira de avançarmos e impulsionarmos a reforma que a sociedade está cobrando. O plebiscito vai nos ajudar a entregar ao Brasil uma nova política. Essa é a agenda que sai das ruas e que precisamos traduzir em ações", disse Renan.

A lista de propostas entregue a Dilma por Renan trata também de projetos para a área de transportes, saúde, educação e segurança. Entre as iniciativas estão o projeto que transforma a corrupção em crime hediondo e a proposta Plano Nacional de Educação, além da vinculação das receitas da União, Estados e municípios para segurança pública no período de cinco anos. Na Saúde, Renan defendeu que 10% da receita da União seja investida na melhoria do Sistema Único de Saúde, o SUS. 

O presidente do Senado, Renan Calheiros, pediu a Dilma que envie ao Congresso um projeto detalhado da reforma política proposta pelo governo federal. Segundo Renan, dessa forma a presidente vai facilitar o trabalho do Congresso Nacional.

Renan reafirmou a intenção do Congresso de colaborar com o governo na busca de uma agenda que atenda as reivindicações de manifestantes, que há várias semanas protestam principalmente pela melhoria dos serviços públicos no Brasil. 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado