Dia Internacional da Síndrome de Down é lembrado por Renan

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Quinta-feira, 21 de Março de 2013
21/03/2013 00h00

O Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado hoje em todo o mundo, foi lembrado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), como uma oportunidade de reflexão. De acordo com ele, é importante salientar que, tal como as políticas públicas de amparo e estímulo ao desenvolvimento dessas pessoas, é também importante o tratamento que damos a elas e os sentimentos que nutrimos em relação às suas dificuldades. "Como lidamos com o diferente, como interagimos com o excepcional, como podemos ajudar aqueles que necessitam de cuidados especiais e, principalmente, como podemos lutar contra os preconceitos que muitos ainda preservam", alertou.

A data de hoje, 21 do 3, faz alusão à trissomia do cromossoma 21, evento genético e universal, que se faz presente em todas as raças e classes sociais. Não existe ainda no país uma estatística de quantos brasileiros têm a Síndrome de Down. Estima-se que para cada 700, um nasça com a trissomia.

"Antes estigmatizada, felizmente hoje verificamos que a síndrome pode e deve ser encarada como um evento a mais na vida das pessoas que não as impedem de levar uma vida normal. Isso se deve em parte a adoção de políticas públicas de inclusão social de pessoas com necessidades especiais e tantos outros esforços da sociedade civil", ressaltou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se lembrou de vários casos de pessoas com Síndrome de Down que têm se sobressaído em suas atividades, tal como o jovem de 21 anos, Kallil Assis Tavares, que conseguiu aprovação no vestibular do curso de geografia da Universidade Federal de Goiás. E também de José dos Santos Neto, morador de Cornélio Procópio, pelo seu desempenho em um campeonato de taekwondo.

"Todas essas notícias demonstram que a Síndrome de Down não é uma doença e, portanto, não deve ser tratada como tal. Elas têm direito de participar plenamente da vida em sociedade como qualquer um de nós. Precisamos, assim, que olhemos para essas pessoas muito além das nossas diferenças, pois as particularidades genéticas e especificidades de todas as síndromes, entre elas a de Down, são inerentes e próprias da vida humana" ressaltou.

Na oportunidade, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) saudou todos os que têm a síndrome, seus familiares e amigos e ainda aqueles que de alguma forma os apoiam e lutam pela inserção integral dessas pessoas na sociedade.

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado