Devolução simbólica do mandato de João Goulart será na próxima semana

Foi adiada para a próxima quarta-feira (18) a sessão do Congresso Nacional que irá devolver simbolicamente o mandato de presidente da República a João Goulart.
11/12/2013 12h20

Devolução simbólica do mandato de João Goulart será na próxima semana

Foi adiada para a próxima quarta-feira (18) a sessão do Congresso Nacional que irá devolver simbolicamente o mandato de presidente da República a João Goulart. O evento estava previsto para hoje (11), mas teve que ser remarcado por que a família do ex-presidente Jango não conseguiu embarcar para Brasília por conta da forte chuva que atinge o Rio de Janeiro.

Há 20 dias, o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Resolução 4/2013, que anulou a sessão de 1º de abril de 1964. Naquela oportunidade, o Poder Legislativo declarou vaga a Presidência da República, apesar de o presidente João Goulart estar em território nacional, no Rio Grande do Sul, em local conhecido. A sessão serviu para legitimar a subida dos militares ao poder.

O presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que o Legislativo tem o dever de repor a verdade sobre esse episódio da história do país. A sessão do Congresso Nacional, que vai devolver o mandato a João Goulart, está prevista para a próxima quarta-feira (18), às 15h.