Designers de interiores pedem garantia para o exercício da profissão

Nesta quarta-feira (9), a presidente da ABD, Renata Amaral, outros representantes do setor, a senadora Simone Tebet e os deputados federais Ricardo Izar e Elizeu Dionizio pediram ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que marque, no Plenário do Senado, a votação do PLC 97/2015, que reconhece o exercício da profissão de designer de interiores.
09/11/2016 15h20

Nesta quarta-feira (9), a presidente da Associação Brasileira de Designer de Interiores (ABD), Renata Amaral, outros representantes do setor, a senadora Simone Tebet (PMDB/MS) e os deputados federais Ricardo Izar (PP/SP) e Elizeu Dionizio (PMDB/MS) pediram ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), que marque, no Plenário do Senado, a votação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 97/2015, que reconhece o exercício da profissão de designer de interiores.

“O que os designers de interiores estão solicitando não é mais a regulamentação da profissão e consequente criação de conselhos regionais da atividade. Eles estão pedindo apenas para que a profissão deles seja reconhecida no sentido do exercício da atividade. Que eles possam exercer a atividade de designer”, explicou a senadora Simone Tebet.

O PLC, de autoria do deputado Ricardo Izar, antes tratava da regulamentação da atividade, mas foi modificado no Senado para evitar que a matéria sofresse veto presidencial semelhante ao que ocorreu em julho de 2015, quando outro projeto, o PL 5712/2001, que pretendia regulamentar a profissão, foi vetado. O veto foi mantido pelo Congresso Nacional.

“A queda do número de alunos dos cursos de designer de interior está sendo cada vez maior, justamente porque eles se formam e não podem exercer a profissão. A gente já conversou com o ministro Mendonça Filho aqui, agora há pouco, ele estava aqui no Senado e a gente já bateu um papo com ele, ele entendeu, pediu para gente mandar os números. Acho que, no Executivo, a gente não vai ter problema com esse projeto”, falou Ricardo Izar.

Segundo a senadora Simone Tebet, os designers de interiores estão fechando seus escritórios, indo para atrás dos balcões das lojas de vendas de decorações e móveis, fazendo a atividade de um jovem, que poderia estar trabalhando, e ganhando um salário que não é digno da profissão que eles escolheram.

“O presidente foi taxativo que assim que houver uma vaga na pauta, que poderá ser inclusive na semana que vem, ele vai conversar com os líderes e vai colocar em pauta. Quem quiser vote a favor, quem quiser vote contra, mas o projeto já está pronto para votação desde dezembro do ano passado. O que eles [designers] querem é uma solução para o problema deles”, informou a senadora.