Renan ressalta a liberdade de expressão como uma conquista da CF de 88

Renan reafirmou que sempre irá defender a liberdade de expressão, uma das maiores conquistas da Constituição Brasileira.
03/10/2013 15h35

Renan ressalta a liberdade de expressão como uma conquista da CF de 88  - Foto: Marcos Oliveira

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) participou nesta quinta-feira (3), no Salão Nobre do Senado, do lançamento da publicação A Constituinte de 1988, 25 Anos – A Construção de Democracia e Liberdade de Expressão: O Brasil Antes, Durante e Depois da Constituinte. A obra, organizada pelo jornalista Marcos Emílio Gomes, marca o aniversário da promulgação da Carta Magna, em 5 de outubro de 1988.

No discurso, Renan Calheiros fez um paralelo entre os comandos constitucionais e seu reflexo na sociedade nos últimos 25 anos. “Eu queria fazer só uma lembrança, é uma emoção, o direito de voto para maiores de 16 anos teve várias propostas e eu subscrevi uma delas na Constituinte”, lembrou, ao falar sobre os avanços da Constituição. O atual presidente do Senado foi deputado constituinte em 1988 por Alagoas.

Linha Pontilhada 650px
Logo Rádio Presidência Renan reafirma compromisso com liberdade de expressão e ressalta conquistas sociais da Constituição 88
Linha Pontilhada 650px

Renan reafirmou que sempre irá defender a liberdade de expressão, uma das maiores conquistas da Constituição Brasileira. “À propósito da liberdade de expressão reitero o compromisso, assumido no meu discurso de posse,  de uma firme posição em defesa da democracia e seu mais importante reflexo, a liberdade de expressão. Haveremos de interditar qualquer ensaio na tentativa de controlar o livre debate no país.”, disse.

Em 280 páginas, textos, charges e muita fotografia resumem a história dos processos constitucionais no país, mostram os antecedentes da redemocratização, recuperam os momentos marcantes dos debates na Constituinte e analisam a história do Brasil nos últimos 25 anos. O livro foi publicado em parceria do Instituto Vladimir Herzog, Instituto Palavra Aberta e Organizações Globo.