Congresso deve aprimorar projeto que amplia número de médicos no Brasil

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Segunda-feira, 8 de Julho de 2013
08/07/2013 00h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta segunda-feira, que o Programa Mais Médicos para o Brasil, lançado pela presidente Dilma Rousseff deve ser aprimorado pelo Congresso. Segundo Renan, o programa é muito importante,mas deve ser compatibilizado com a carreira de médico. 

"Eu só entendo – e tive a oportunidade de dizer isso à Presidente da República e ao ministro da Saúde – que esse programa poderia ser compatibilizado com a carreira de médico. Acho que é papel do Congresso Nacional aprimorá-lo, para que ele seja recebido pelo Brasil como uma carreira. O médico tem de ter, sim, a alternativa de dizer se ele quer trabalhar no setor público ou se ele quer trabalhar no setor privado. É evidente que o setor público também tem suas vantagens, mas, ora, se o médico quiser fazer uma opção pela carreira para atender a população de um município mais longínquo, ele tem o direito de fazê-lo", afirmou Rena. 
Programa 

O governo federal lançou nesta segunda-feira o Programa Mais Médicos para o Brasil, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto. De acordo com o programa, os estudantes de medicina que começarem o curso em 2015 terão que trabalhar por dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS), como requisito necessário para ter o registro no Conselho Regional de Medicina. A medida valerá para todas as escolas de medicina públicas e privadas do país.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado