Competitividade das empresas brasileiras é tema de audiência da ABEMI com presidente do Senado

A competitividade do Brasil e a simplificação das leis do trabalho foram temas da audiência do presidente da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI), Antonio Ernesto Müller, com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na manhã desta quinta-feira (05).
05/09/2013 13h40

Competitividade das empresas brasileiras é tema de audiência da ABEMI com presidente do Senado - Foto: Jane de Araújo

A competitividade do Brasil e a simplificação das leis do trabalho foram temas da audiência do presidente da Associação Brasileira  de Engenharia Industrial (ABEMI), Antonio Ernesto Müller, com o  presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na manhã desta quinta-feira (05). O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e o diretor da entidade, Gabriel Aidar Abouchar, também participaram da reunião.

Müller entregou ao presidente do Senado documento com propostas da ABEMI e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para Desoneração de Encargos Trabalhistas. A atualização da legislação trabalhista segundo Muller, deve comtemplar e respeitar as diferentes formas de trabalho – por projeto, intinerante, trabalho à distância, trabalho embarcado (off shore), compartilhado (consórcio de empresas) e trabalho terceirizado, entre outras modalidades.

Na opinião dos representantes da ABEMI “há um excessivo número de leis trabalhistas, agravado pela enorme quantidade e contínua emissão de jurisprudências, súmulas, decisões judiciais e ordens de serviços,  que ignoram convenções e acordos coletivos negociados entre as empresas e sindicatos.”

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) ressaltou a necessidade de modernização da legislação para melhorar a produtividade das empresas brasileiras e sua capacidade de investimento.