Aplaudido por jovens, Renan garante votação do Estatuto da Juventude

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Quarta-Feira, 3 de Abril de 2013
03/04/2013 00h00

Jovens de várias partes do país, acompanhados de entidades estudantis como a, União Nacional de Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), além das Juventudes do PMDB, PT,PDT, PSB, PPL e PC do B e de outros movimentos como a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), fizeram um apelo, nesta quarta-feira, 3, ao presidente do Senado, Renan Calheiros, pela aprovação do Estatuto da Juventude.

A Proposta de Emenda Constitucional que estabelece uma série de garantias e direitos para a juventude brasileira tramita há nove anos no Congresso Nacional. O Estatuto é a primeira legislação em nível constitucional a tratar a juventude como política de Estado. Serão beneficiados jovens entre 15 e 29 anos. A lei vai assegurar alguns direitos como a meia-entrada em eventos culturais a jovens estudantes ou comprovadamente carentes e o direito à gratuidade ou desconto em viagens interestaduais, que será garantido aos jovens que tiverem renda familiar de até dois salários mínimos. Pela proposta, as empresas de transporte deverão reservar dois assentos à gratuidade e mais dois para serem ofertados com desconto de 50%.

A Secretaria Nacional de Juventude, Severine Macedo, destacou a importância da aprovação do Estatuto. "É fundamental que seja aprovado com urgência pelo Senado, na medida em que representa um marco legal da política de juventude no Brasil", defendeu Severine.

O presidente da Juventude do PMDB, Marco Antônio Cabral, um dos mais atuantes na defesa do Estatuto, também pediu urgência na votação da matéria e agradeceu o presidente Renan Calheiros pela ajuda. "Temos que garantir os direitos da juventude brasileira, o Renan é um grande parceiro nosso nessa conquista", concluiu.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, parabenizou o empenho e a mobilização da juventude pela aprovação do Estatuto e garantiu que o assunto será votado com urgência pelo plenário da Casa. Muito aplaudido pelos estudantes, Renan observou que o Estatuto é um avanço importante para o país. "Temos a necessidade de consagrarmos uma política de Estado para os nossos jovens", afirmou

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado