A transparência é traço comum dos Senados brasileiro e australiano

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Quarta-Feira, 29 de Maio de 2013
29/05/2013 00h00

A preocupação com a transparência dos atos políticos e administrativos do Congresso Nacional ficou evidenciada no encontro, entre o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente do Senado da Comunidade da Austrália, John Hogg, realizado na manhã desta quarta-feira (29). Outras similaridades e algumas diferenças, como a duração dos mandatos que naquele país é mais curto, também foram ressaltadas durante a visita realizada na sala de audiências do gabinete da Presidência do Senado.

Durante o encontro, Renan Calheiros destacou que, atualmente, no Parlamento brasileiro, a prioridade é dar publicidade a tudo que é decidido, acordado e realizado. "O Senado assumiu o desafio de ser o mais transparente dos poderes. Criamos uma secretaria e um conselho de transparência e todas as sessões são transmitidas ao vivo pela TV Senado para que a população possa acompanhar nosso trabalho".

Para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), além da transparência de seus atos, o acompanhamento constante das políticas públicas é fator que permite a aproximação do Senado com o cidadão. "Queremos também avançar nesse sentido. Apresentamos uma emenda à Constituição que determina a prestação de contas das agências reguladoras. Essa foi uma medida importante", relatou Renan ao senador australiano.

John Hogg ressaltou que o Senado de seu país não tem o papel apenas de fiscalizar o executivo. "Na Austrália, temos um comitê de contas públicas multi partidário que fiscaliza o executivo e outro comitê que acompanha a execução de programas sociais do governo, como combate à pobreza e apoio a relação das mães com filhos. Nós também temos uma fiscalização muito rígida em relação a compra de equipamentos na área de defesa".

Renan Calheiros aproveitou o encontro para destacar a importância da relação Brasil-Austrália e agradecer a troca de experiências e a visita do presidente australiano. "Estamos felizes com as relações bilaterais. A Austrália é um importante parceiro do Brasil. Ocupa a 9ª posição na importação dos nossos produtos", acrescentou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado