“Melhorar educação é desafio de todos nós”, diz Renan

Durante a reunião, ele apresentou um panorama da situação atual do ensino público brasileiro e destacou os principais programas do governo.
15/04/2015 12h30

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) recebeu na manhã desta quarta-feira, (15), a visita do ministro da Educação, Renato Janine. Durante a reunião, ele apresentou  um panorama da situação atual do ensino público  brasileiro e destacou os principais programas do governo como o Pronatec, o  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

“Melhorar educação é desafio de todos nós”, diz Renan. Foto: Jane de Araújo

Renato Janine alertou que uma das metas do governo é alcançar um quadro de 18 milhões trabalhadores qualificados. O ministro também comentou as alterações no Fies, o  Fundo de Financiamento Estudantil (FIES),   programa que financia a educação superior de estudantes em instituições particulares.  No ultimo mês de março, a nota mínima no ENEM como condição para a concessão dos empréstimos aumentou e  passou para 450 pontos. A previsão é de que,o governo consiga expandir ainda mais os contratos de financiamento do FIES. A expectativa é de que mais 260 mil alunos possam ser atendidos.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se colocou à disposição para as demandas do ministério. Ele destacou os avanços que estão sendo feitos na área da educação em Alagoas e lembrou que o estado tem em funcionamento uma escola tida como referência  para todo o Brasil, o Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (CEPA), modelo inspirado no educador Anísio Teixeira e que concentra várias atividades educacionais.

Renan Calheiros também alertou para a importância do programa de interiorização das universidades. Ele lembrou a instalação do campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no município de  Porto Calvo, como um avanço  no acesso ao ensino superior.

Ao encerrar, a audiência, Renan disse ao ministro que o Senado terá um canal permanente de dialogo com o MEC. “O desafio de melhorar a educação é de todos nós”, enfatizou.