Discurso para cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções TV Senado TV TC de Alagoas

17/12/2013 12h07

É com muita satisfação que participo da cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções que tem por objetivo adotar ações conjuntas visando a transmissão do sinal digital da TV Senado e da TV Tribunal, ou seja, TVC-TV Cidadã, na cidade de Maceió, em Alagoas. Para tanto, o Senado Federal instalará, na Estação Radio Difusora, equipamentos para transmissão local da Rádio Senado e, havendo interesse do tribunal, poderá ceder até duas horas por dia, sendo uma hora pela manhã e uma hora à noite, exceto durante as transmissões da sessão plenária do Senado, para que esta insira programação institucional destinada a divulgar os trabalhos do Tribunal na cidade de Maceió.

Como todos sabem, a TV Senado tem como finalidade a transmissão ao vivo das sessões plenárias e das comissões do Senado Federal e do Congresso Nacional e divulgar as atividades realizadas nas dependências da instituição. A programação inclui noticiários, reportagens especiais, programas culturais e peças institucionais. Dessa forma, a TV Senado, e também os outros veículos de comunicação do Senado têm contribuído, desde a sua criação para a transparência das ações legislativas, ao divulgar informação sobre as discussões e a votação de projetos que têm repercussão na vida dos brasileiros.

É uma significativa contribuição para a cidadania do brasileiro, que tem a seu dispor um meio de assistir de sua casa, ou de qualquer outro local, os trabalhos legislativos. E mais importante ainda é que as transmissões se farão com a tecnologia digital que permite mais qualidade no som e na imagem. E além desse avanço, as transmissões em canal aberto permitem que toda a população assista a TV Senado sem custo adicional algum, o que não é possível para um canal que fique localizado no sistema de programação por assinatura.

Dessa forma, a iniciativa permitirá uma maior aproximação dos legisladores da população, pois é uma ferramenta extremamente democrática de fiscalização, pois cada um telespectador pode acompanhar a atuação dos senadores, assim como o andamento dos projetos de seu interesse.

É importante frisar também que a transmissão se fará com economia de recursos, pois prevê o compartilhamento de equipamentos e de programação das emissoras. O presente protocolo prevê ainda a desoneração dos partícipes signatários de quaisquer transferências financeiras para o atendimento das necessidades das transmissões.

Por fim, gostaria de frisar ainda que esse protocolo de intenções se insere na diretriz que atualmente norteia a administração do Senado Federal, que é economizar e, ao mesmo tempo, fazer mais e com eficiência.

Muito obrigado a todos.