Presidente Davi sobre atuação do Congresso em 2025: “Presente, atuante e comprometido com o Brasil real”
O presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), fez, nesta sexta-feira (19), um balanço do primeiro ano de sua gestão, pela segunda vez, no comando da Casa. O parlamentar amapaense classificou 2025 como um ano “intenso, produtivo e muito desafiador”.
“O trabalho não se encerra aqui. Continuaremos com coragem, responsabilidade e independência para enfrentar os desafios que se apresentam, sempre em defesa do país e do povo brasileiro”, garantiu.
Entre as maiores contribuições do Congresso Nacional para o Brasil, de acordo com o presidente Davi, estão a Resolução nº 1 do Congresso Nacional, que estabeleceu novas regras para as emendas parlamentares; a votação do Orçamento de 2025 dentro do prazo; e a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, considerada “essencial para dar segurança jurídica, proteger o meio ambiente e permitir que o Brasil cresça de forma sustentável”.
Alcolumbre destacou ainda o debate sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF); a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado; a realização do 11º Fórum Parlamentar dos BRICS, no Senado Federal; e a aprovação da Lei de Reciprocidade, após medidas tarifárias aplicadas pelos Estados Unidos ao Brasil.
“No Senado Federal, lançamos o Portal do Orçamento; o Senado Verifica, no combate à desinformação; e o Zap Delas, canal de apoio e orientação a mulheres vítimas de violência”, lembrou o senador pelo Amapá. Também entram na lista a criação da comissão temporária de atualização do Código Civil, presidida pelo ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG); a criação da Liderança da Oposição; e a instalação do gabinete da Liderança da Bancada Feminina.
Davi Alcolumbre agradeceu o apoio dos parlamentares e ressaltou que 2026 será um ano de muito trabalho e contribuição para o desenvolvimento do país. “Nada disso seria possível sem o trabalho dedicado das senadoras e dos senadores, das deputadas e dos deputados, e sem o empenho exemplar dos servidores desta Casa. Ao povo brasileiro, deixo uma mensagem clara: o Parlamento esteve presente, atuante e comprometido com o Brasil real, e seguirá assim”.