1.1. Coerência entre a missão institucional, as metas e os objetivos do PDI
Quando a missão institucional prevista/implantada está coerente, de maneira excelente, com as metas e os objetivos do PDI, com o cronograma estabelecido
e com o projeto/processo de avaliação institucional.
O foco dessa dimensão é a descrição dos principais elementos do processo avaliativo da instituição em relação ao seu PDI, os relatórios elaborados pela Comissão Interna de Avaliação e os demais documentos institucionais avaliativos do período os quais constituíram o objeto de avaliação.
Missão do Senado Federal
Exercer a representação das Unidades da Federação e as funções legislativa e fiscalizadora, fortalecendo o modelo democrático federativo, incentivando a participação da sociedade e a integração dos Estados, e promovendo, com justiça social, a qualidade de vida do povo brasileiro.1
Missão do Instituto Legislativo Brasileiro
Produzir, integrar e disseminar o conhecimento para aprimorar o Legislativo em benefício da sociedade.2
Objetivos e metas previstos no PDI 2021-2025
EIXO: Ensino/Pesquisa/Extensão |
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Objetivo 1 |
Oferta permanente de cursos para formação em termos de formação acadêmica e de competências |
Meta (a) |
Contar com pelo menos dois cursos de Pós-graduação em execução por ano com enfoque nas áreas prioritárias do Senado Federal. |
Meta (b) |
Contar com pelo menos dois cursos de extensão em execução por ano com enfoque nas áreas prioritárias do Senado Federal. |
Meta (c) |
Criar um curso de formação pedagógica para a equipe técnica do ILB até dezembro de 2023. |
Meta (d) |
Implementar pelo menos um grupo de pesquisa vinculado aos grupos inscritos nos diretórios do CNPq por ano. |
Meta (e) |
Realizar, ao menos, uma versão do Programa Estágio Visita até dezembro de 2025. |
Objetivo 2 |
Qualificação do quadro funcional, em termos de formação acadêmica |
Meta (a) |
Reformular política de contratação de colaboradores educacionais até dezembro de 2022. |
Meta (b) |
Atualizar a política de licença capacitação de servidores até 2022. |
Meta (c) |
Aprimorar a política de afastamentos de servidores para Pós-graduação Stricto-sensu até 2022. |
Meta (d) |
Regulamentar a política de apoio financeiro sem afastamento a servidores para Pós-graduação Stricto-sensu até 2022. |
Objetivo 3 |
Qualificação do quadro funcional, em termos de competências |
Meta (a) |
Realizar uma turma do Programa de Formação Gerencial (PFG), anualmente. |
Meta (b) |
Implantar rotina de alinhamento das ações de capacitação com a mantenedora até dezembro de 2023. |
Meta (c) |
Contratação de curso, na modalidade in company, para aprimoramento das técnicas educacionais, até dezembro de 2024. |
EIXO: Corpo docente |
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Objetivo 1 |
Qualificação do corpo docente para atuação acadêmica |
Meta (a) |
Criar, até dezembro de 2025, uma política de estímulo à publicação da produção técnico-científica discente e docente do ILB. |
Meta (b) |
Oportunizar ao corpo docente, anualmente, um evento de atualização didático-andragógica. |
Objetivo 2 |
Participação democrática de docentes na elaboração e avaliação de projetos educacionais |
Meta (a) |
Integrar até dezembro de 2022, na concepção e formulação de todos os projetos educacionais, especialistas com reconhecido domínio técnico-científico no campo de conhecimento correlato. |
Meta (b) |
Sistematizar as informações de colaboradores educacionais de forma a atender às necessidades do ILB na elaboração de projetos educacionais até 2023. |
Meta (c) |
Garantir, até dezembro de 2022, que haja, em todos os cursos de pós-graduação lato sensu promovidos pelo ILB ao menos uma reunião de avaliação qualitativa interna com o intuito de enriquecer o processo avaliativo de cada iniciativa educacional. |
Meta (d) |
Reformular, até dezembro de 2023, a composição da CPA, de modo a agregar maior participação docente e de outros segmentos no processo avaliativo. |
EIXO: Processos Internos |
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Objetivo 1 |
Unificação do processo de Secretariado Acadêmico |
Meta (a) |
Revisar e otimizar o processo de secretariado acadêmico até dezembro de 2022. |
Meta (b) |
Capacitar membros de todas as coordenações de ensino no processo de secretariado acadêmico até dezembro de 2023. |
Meta (c) |
Revisar as normas internas que regem os processos de ensino até dezembro de 2023. |
Meta (d) |
Implementar um sistema próprio de gestão do secretariado acadêmico até dezembro de 2023. |
Objetivo 2 |
Padronização dos processos de ensino (presencial, EAD e Remoto) |
Meta (a) |
Mapear 100% dos processos de ensino até dezembro de 2025. |
Meta (b) |
Documentar 100% dos processos de ensino até dezembro de 2025. |
Meta (c) |
Implementar em 100% dos processos de ensino melhorias e padronização até dezembro de 2025 |
Meta (d) |
Criar modelo de projeto pedagógico de curso para ações educacionais do ILB até julho de 2023. |
Objetivo 3 |
Aprimoramento da gestão institucional |
Meta (a) |
Formular planos de gestão para 100% das áreas de ensino do ILB até dezembro de 2022. |
EIXO: Corpo Técnico |
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Objetivo 1 |
Engajamento permanente do corpo técnico a respeito do papel institucional do ILB como IES |
Meta (a) |
Desenvolver metodologia de conscientização do corpo técnico do ILB até dezembro de 2022. |
Meta (b) |
Executar o processo de conscientização pelo menos uma vez por ano para todos os colaboradores a partir de seu desenvolvimento e implementação. |
Meta (c) |
Implementar, até 2023, um projeto interno de ambientação de novos colaboradores no âmbito do ILB. |
Objetivo 2 |
Qualificação do corpo técnico do ILB |
Meta (a) |
Executar uma oficina para a construção de projetos pedagógicos de cursos do ILB, tendo como público prioritário servidores do ILB, extensível a eventuais colaboradores educacionais interessados, até julho de 2023. |
Meta (b) |
Formar 15 multiplicadores para as diversas Oficinas Interlegis até dezembro de 2024. |
Meta (c) |
Treinar 30 dos colaboradores para atuar como Monitores nas ações educacionais EAD. |
EIXO: Infraestrutura |
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Objetivo 1 |
Adequação dos ambientes para o desenvolvimento de materiais de ensino EAD |
Meta (a) |
Permitir a execução de pelo menos duas pós-produções simultâneas de material educacional voltado ao EAD até dezembro de 2022. |
Meta (b) |
Adequar pelo menos duas salas de aula do ILB para o ensino híbrido, presencial e remoto simultaneamente até dezembro de 2022. |
Meta (c) |
Adequar o mobiliário das salas de aula do ILB para as metodologias ágeis até dezembro de 2024. |
Objetivo 2 |
Adequação dos ambientes para a execução de eventos remotos |
Meta (a) |
Criar pelo menos duas unidades de transmissão de eventos remotos até dezembro de 2023. |
Meta (b) |
Assinatura de ferramentas para interação on-line (Mentimeter, Mindmeister ou similares) até dezembro de 2023. |
Objetivo 3 |
Adequação dos espaços para as ofertas de ensino presencial |
Meta (a) |
Ampliar em pelo menos 50% a infraestrutura física por meio de parcerias até dezembro de 2025. |
Meta (b) |
Equipar, com uso de tecnologia de ponta, os ambientes de ensino presencial até dezembro de 2023. |
Meta (c) |
Retomar o acesso presencial dos alunos da pós-graduação, ao menos 1 vez por semana, em horário alternativo, às dependências da Biblioteca do Senado Federal, até julho de 2023. |
Ações Previstas
Para o cumprimento dos objetivos e metas, serão previstas ações organizadas em programas e projetos, na proporção de pelo menos um projeto por meta. O Senado Federal dispõe de sistema próprio de gestão de portfólio de projetos, onde se encontram lançadas todas as ações previstas. A Diretoria-Geral, por intermédio do Escritório de Governança Corporativa, seleciona anualmente as ações consideradas estratégicas, de forma a priorizar sua execução, que é acompanhada ao longo de todo o ano.
Processo de Avaliação Institucional
A CPA produziu os seguintes relatórios de autoavaliação institucional durante o período de vigência do PDI 2021-2025:
- Relatório de Autoavaliação Institucional referente aos anos 2019-20213
- Relatório de Autoaavaliação Institucional referente ao ano de 20224
1 Conforme carta de compromissos disponível em https://www12.senado.leg.br/institucional/carta-de-servicos/compromissos.
2 Conforme PDI 2021-2025 disponível em https://www12.senado.leg.br/institucional/escoladegoverno/ed-superior-1/pasta-normativos/PDI_20212025.PDF.
3 NUP
4 NUP