1.1. Coerência entre a missão institucional, as metas e os objetivos do PDI

Quando a missão institucional prevista/implantada está coerente, de maneira excelente, com as metas e os objetivos do PDI, com o cronograma estabelecido
e com o projeto/processo de avaliação institucional.

O foco dessa dimensão é a descrição dos principais elementos do processo avaliativo da instituição em relação ao seu PDI, os relatórios elaborados pela Comissão Interna de Avaliação e os demais documentos institucionais avaliativos do período os quais constituíram o objeto de avaliação.

Missão do Senado Federal

Exercer a representação das Unidades da Federação e as funções legislativa e fiscalizadora, fortalecendo o modelo democrático federativo, incentivando a participação da sociedade e a integração dos Estados, e promovendo, com justiça social, a qualidade de vida do povo brasileiro.1

Missão do Instituto Legislativo Brasileiro

Produzir, integrar e disseminar o conhecimento para aprimorar o Legislativo em benefício da sociedade.2

Objetivos e metas previstos no PDI 2021-2025

EIXO: Ensino/Pesquisa/Extensão

Objetivo 1

Oferta permanente de cursos para formação em termos de formação acadêmica e de competências

Meta (a)

Contar com pelo menos dois cursos de Pós-graduação em execução por ano com enfoque nas áreas prioritárias do Senado Federal.

Meta (b)

Contar com pelo menos dois cursos de extensão em execução por ano com enfoque nas áreas prioritárias do Senado Federal.

Meta (c)

Criar um curso de formação pedagógica para a equipe técnica do ILB até dezembro de 2023.

Meta (d)

Implementar pelo menos um grupo de pesquisa vinculado aos grupos inscritos nos diretórios do CNPq por ano.

Meta (e)

Realizar, ao menos, uma versão do Programa Estágio Visita até dezembro de 2025.

Objetivo 2

Qualificação do quadro funcional, em termos de formação acadêmica 

Meta (a)

Reformular política de contratação de colaboradores educacionais até dezembro de 2022.

Meta (b)

Atualizar a política de licença capacitação de servidores até 2022.

Meta (c)

Aprimorar a política de afastamentos de servidores para Pós-graduação Stricto-sensu até 2022.

Meta (d)

Regulamentar a política de apoio financeiro sem afastamento a servidores para Pós-graduação Stricto-sensu até 2022.

Objetivo 3

Qualificação do quadro funcional, em termos de competências

Meta (a)

Realizar uma turma do Programa de Formação Gerencial (PFG), anualmente.

Meta (b)

Implantar rotina de alinhamento das ações de capacitação com a mantenedora até dezembro de 2023.

Meta (c)

Contratação de curso, na modalidade in company, para aprimoramento das técnicas educacionais, até dezembro de 2024.


EIXO: Corpo docente

Objetivo 1

Qualificação do corpo docente para atuação acadêmica

Meta (a)

Criar, até dezembro de 2025, uma política de estímulo à publicação da produção técnico-científica discente e docente do ILB. 

Meta (b)

Oportunizar ao corpo docente, anualmente, um evento de atualização didático-andragógica.

Objetivo 2

Participação democrática de docentes na elaboração e avaliação de projetos educacionais

Meta (a)

Integrar até dezembro de 2022, na concepção e formulação de todos os projetos educacionais, especialistas com reconhecido domínio técnico-científico no campo de conhecimento correlato.

Meta (b)

Sistematizar as informações de colaboradores educacionais de forma a atender às necessidades do ILB na elaboração de projetos educacionais até 2023.

Meta (c)

Garantir, até dezembro de 2022, que haja, em todos os cursos de pós-graduação lato sensu promovidos pelo ILB ao menos uma reunião de avaliação  qualitativa interna com o intuito de enriquecer o processo avaliativo de cada iniciativa educacional.

Meta (d)

Reformular, até dezembro de 2023, a composição da CPA, de modo a agregar maior participação docente e de outros segmentos no processo avaliativo.


EIXO: Processos Internos

Objetivo 1

Unificação do processo de Secretariado Acadêmico

Meta (a)

Revisar e otimizar o processo de secretariado acadêmico até dezembro de 2022. 

Meta (b)

Capacitar membros de todas as coordenações de ensino no processo de secretariado acadêmico até dezembro de 2023.

Meta (c)

Revisar as normas internas que regem os processos de ensino até dezembro de 2023.

Meta (d)

Implementar um sistema próprio de gestão do secretariado acadêmico até dezembro de 2023.

Objetivo 2

Padronização dos processos de ensino (presencial, EAD e Remoto)

Meta (a)

Mapear 100% dos processos de ensino até dezembro de 2025.

Meta (b)

Documentar 100% dos processos de ensino até dezembro de 2025.

Meta (c)

Implementar em 100% dos processos de ensino melhorias e padronização até dezembro de 2025

Meta (d)

Criar modelo de projeto pedagógico de curso para ações educacionais do ILB até julho de 2023.

Objetivo 3

Aprimoramento da gestão institucional

Meta (a)

Formular planos de gestão para 100% das áreas de ensino do ILB até dezembro de 2022.


EIXO: Corpo Técnico

Objetivo 1

Engajamento permanente do corpo técnico a respeito do papel institucional do ILB como IES

Meta (a)

Desenvolver metodologia de conscientização do corpo técnico do ILB até dezembro de 2022.

Meta (b)

Executar o processo de conscientização pelo menos uma vez por ano para todos os colaboradores a partir de seu desenvolvimento e implementação.

Meta (c)

Implementar, até 2023, um projeto interno de ambientação de novos colaboradores no âmbito do ILB.

Objetivo 2

Qualificação do corpo técnico do ILB

Meta (a)

Executar uma oficina para a construção de projetos pedagógicos de cursos do ILB, tendo como público prioritário servidores do ILB, extensível a eventuais colaboradores educacionais interessados, até julho de 2023.

Meta (b)

Formar 15 multiplicadores para as diversas Oficinas Interlegis até dezembro de 2024.

Meta (c)

Treinar 30 dos colaboradores para atuar como Monitores nas ações educacionais EAD.


EIXO: Infraestrutura

Objetivo 1

Adequação dos ambientes para o desenvolvimento de materiais de ensino EAD

Meta (a)

Permitir a execução de pelo menos duas pós-produções simultâneas de material educacional voltado ao EAD até dezembro de 2022.

Meta (b)

Adequar pelo menos duas salas de aula do ILB para o ensino híbrido, presencial e remoto simultaneamente até dezembro de 2022.

Meta (c)

Adequar o mobiliário das salas de aula do ILB para as metodologias ágeis até dezembro de 2024.

Objetivo 2

Adequação dos ambientes para a execução de eventos remotos 

Meta (a)

Criar pelo menos duas unidades de transmissão de eventos remotos até dezembro de 2023.

Meta (b)

Assinatura de ferramentas para interação on-line (MentimeterMindmeister ou similares) até dezembro de 2023.

Objetivo 3

Adequação dos espaços para as ofertas de ensino presencial 

Meta (a)

Ampliar em pelo menos 50% a infraestrutura física por meio de parcerias até dezembro de 2025.

Meta (b)

Equipar, com uso de tecnologia de ponta, os ambientes de ensino presencial até dezembro de 2023.

Meta (c) 

Retomar o acesso presencial dos alunos da pós-graduação, ao menos 1 vez por semana, em horário alternativo, às dependências da Biblioteca do Senado Federal, até julho de 2023.

Ações Previstas

Para o cumprimento dos objetivos e metas, serão previstas ações organizadas em programas e projetos, na proporção de pelo menos um projeto por meta. O Senado Federal dispõe de sistema próprio de gestão de portfólio de projetos, onde se encontram lançadas todas as ações previstas. A Diretoria-Geral, por intermédio do Escritório de Governança Corporativa, seleciona anualmente as ações consideradas estratégicas, de forma a priorizar sua execução, que é acompanhada ao longo de todo o ano.

Processo de Avaliação Institucional

A CPA produziu os seguintes relatórios de autoavaliação institucional durante o período de vigência do PDI 2021-2025:

Conforme carta de compromissos disponível em https://www12.senado.leg.br/institucional/carta-de-servicos/compromissos.

2 Conforme PDI 2021-2025 disponível em https://www12.senado.leg.br/institucional/escoladegoverno/ed-superior-1/pasta-normativos/PDI_20212025.PDF.

3 NUP 

4 NUP 

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