Identificação |
Sugestão |
Acatada* (sim/não) |
2021.1 |
Revisar os instrumentos de avaliação interna, adequando-os às diversas especificidades de cada ação de capacitação e respectivos públicos-alvo, porém conservando um núcleo comum de questões necessárias para uma análise consolidada da atuação do ILB |
sim |
2021.2 |
Revisar os meios de aplicação dos questionários de avaliação, visando evitar falhas em sua disponibilização e simplificar o processo de consolidação dos resultados |
sim |
2021.3 |
Implementar meios digitais para realização de pesquisas com egressos, nos diferentes tipos de ações educacionais promovidas pelo ILB |
sim |
2021.4 |
Aprimorar interações com a comunidade acadêmica, buscando identificar a percepção de valor do ILB em sua atuação como Escola de Governo |
sim |
2021.5 |
Realizar pesquisas direcionadas apenas a alunos e professores, buscando identificar aspectos prioritários para melhoria do ILB |
sim |
2021.6 |
Realizar pesquisa junto a servidores do Senado Federal que potencialmente seriam parte do público-alvo de ações desenvolvidas pelo ILB, mas que não manifestam desejo de delas participar |
sim |
2021.7 |
Criar calendário com previsão de aplicação dos diversos tipos de avaliações internas |
sim |
2021.8 |
Reformular a página da CPA, incluindo informações sobre leis e regulamentos aplicáveis, além de atas de reuniões anteriores, facilitando a novos membros se atualizarem com relação às ações desenvolvidas |
sim |
2021.9 |
Adaptar salas de aula para o modelo híbrido, de modo que as atividades de ensino-aprendizagem possam ser desenvolvidas em ambiente propício, independente da localização geográfica de alunos e professores |
sim |
2021.10 |
Realizar adequações nas plataformas tecnológicas para que se tornem aptas para uso do público-alvo em todas as suas ações de capacitação (incluindo aspectos de acessibilidade, alunos estrangeiros etc.) |
sim |
2021.11 |
Avaliar a possibilidade de implementar mecanismos de login social e/ou outras formas para recuperação de senha, de modo a minimizar contatos com o Senado Federal para tratar de situações que poderiam ser resolvidas pelo próprio cidadão |
sim |
2021.12 |
Atuar junto à Ouvidoria do Senado Federal, a fim de que os cidadãos possam ser orientados a buscar canais próprios do ILB, quando se julgar pertinente, a fim de que possam ser atendidos com maior celeridade |
sim |
2021.13 |
Avaliar alternativas para contornar limitações que a plataforma Teams tem apresentado ao ser usada por professores externos ao Senado Federal (por exemplo, breakout rooms) |
sim |
2021.14 |
Estabelecer parceria com a SEGP para obter mais facilmente informações sobre ex-alunos do ILB que ainda são servidores ativos do Senado Federal, de modo a obter informações mais precisas para as avaliações de egressos |
sim |
2021.15 |
Revisar os diversos canais institucionais do ILB e do Interlegis nas redes sociais, que podem não estar sendo adequadamente mantidos e/ou monitorados, de modo a assegurar que haja canais consistentes para comunicação com a sociedade |
sim |
2021.16 |
Realizar as adequações necessárias para que os participantes dos cursos do ILB, em todos os níveis e modalidades, bem como demais membros da comunidade acadêmica que forem participar de avaliações no âmbito da CPA, possam manifestar antecipadamente seu consentimento com relação ao uso de seus dados pessoais por parte desta comissão ou mesmo pelo próprio ILB, dentro dos processos de análise e avaliação de cursos que lhes são próprios. Para tanto, faz-se necessária, por parte da direção desta escola, a elaboração de Termos de Uso e Política de Privacidade, observando as determinações da LGPD |
sim |
2022.1 |
Providenciar informações que possibilitem acompanhar a evolução dos indicadores em cada ano |
sim |
2022.2 |
Retomar as ações de capacitação dos colaboradores educacionais |
sim |
2022.3 |
Avaliar adesão aos formulários de Atesto de Frequência da Chefia, conforme a recomendação do Serviço de Frequências do Senado Federal |
sim |
2022.4 |
Expedir certificados para colaboradores eventuais em ações de capacitação promovidas pelo ILB |
sim |
2023.1 |
Definição de responsabilidades pela execução e pelo monitoramento dos objetivos e das metas estabelecidos no PDI |
sim |
2023.2 |
Definição de responsabilidades pela execução das sugestões de melhoria apresentadas nos relatórios da CPA e acatadas pela Diretoria-Executiva do ILB |
sim |
2023.3 |
Garantia dos recursos necessários para continuidade no desenvolvimento do Painel de Gestão da CPA, de modo que os seus membros possam ter melhores condições de obter os resultados dos instrumentos de avaliação, e, consequentemente, realizar melhores intervenções para aperfeiçoamento institucional do ILB |
sim |
2023.4 |
Criação de mecanismos para monitorar a execução do PCASF, a fim de avaliar melhor se há ações que poderiam ser realizadas para aumentar a execução do orçamento destinado às ações educacionais do ILB |
sim |
2023.5 |
Disponibilização de espaço no ILB para que alunos possam assistir às aulas remotas enquanto estiverem no trabalho |
sim |
* A decisão quanto ao acatamento das sugestões pode ser vista nos ofícios n°17/2021-DEXILB (NUP 00100.035838/2022-18), nº 183/2022 – DEXILB (NUP 00100.152749/2022-27) e nº 291/2023 – DEXILB (NUP 00100.099719/2023-66).