23/05/2024

Sete a cada dez brasileiros acreditam que o governo deveria incentivar empresas a adotar a semana de quatro dias

O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou pesquisa de opinião, em parceria com o gabinete da Senadora Soraya Thronicke (Podemos – MS), para ouvir a opinião dos brasileiros a respeito de carga horária, produtividade e qualidade de vida dos trabalhadores do país. Entre os dias 27 de março e 3 de abril de 2024, 4.330 cidadãos de 16 anos ou mais foram entrevistados por telefone, selecionados por meio de amostragem aleatória estratificada da população brasileira.

 

No mês em que se celebra o Dia Internacional do Trabalho, a pesquisa traz um panorama completo sobre a situação do trabalhador no país, a partir da percepção da população brasileira em geral, bem como da percepção da população ocupada e da população em situação de desemprego no país.

 

A pesquisa mostra que o estresse e o tempo de deslocamento impactam negativamente no bem-estar dos trabalhadores, ainda que a maior preocupação do brasileiro seja o nível salarial. Para 67% da população brasileira, o valor dos salários é o maior desafio para a qualidade de vida do trabalhador.

 

Quando o assunto é jornada reduzida, a pesquisa mostra que, na opinião da maioria (54%), uma carga horária menor iria melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e que isso ocorreria principalmente por afetar positivamente a saúde mental das pessoas. Nesse sentido, 73% dos brasileiros acreditam que o governo deveria oferecer incentivos às empresas que adotassem a semana de trabalho de quatro dias.

Acessar relatório interativo