03/07/2023

Quase 7 milhões de brasileiros sofreram violência no ambiente escolar nos últimos 12 meses

O Instituto DataSenado realizou pesquisa de opinião, em parceria com o gabinete do senador Flávio Arns (Partido Socialista Brasileiro – PR) para ouvir a opinião dos brasileiros a respeito dos casos de violência nas escolas. Nos dias 9 e 10 de maio de 2023, 2.068 cidadãos de 16 anos ou mais foram entrevistados por telefone, selecionados por meio de amostragem aleatória estratificada da população brasileira.

Além da experiência escolar dos entrevistados, a pesquisa traz informações a respeito dos estudantes que coabitam com eles. Investigou-se, assim, se houve violência escolar com cada um desses alunos. Cerca de 11% dos estudantes sofreram algum tipo de violência escolar nos últimos 12 meses, o que totaliza 6.730.480 estudantes.

A pesquisa também abordou questões relativas ao Projeto de Lei no 2.628/2022, que dispõe sobre a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais. O projeto, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB – SE), teve como relator o senador Flávio Arns. Verificou-se que a maioria absoluta dos brasileiros (84%) acredita que deveria haver restrição de idade para uma criança ou adolescente criar contas em redes sociais. Acesse aqui o relatório resumido ou aqui a versão completa.