31/10/2023

Pesquisa revela a importância de uma política nacional de atividade físicas para a pessoa idosa

O Instituto DataSenado realizou pesquisa de opinião, para auxiliar o Senador Eduardo Gomes (PL – TO) na elaboração da proposta de política nacional de atividade física para a pessoa idosa.

Para tanto, o DataSenado ouviu a opinião dos brasileiros sobre temas relacionados a atividades física, saúde e qualidade de vida no Brasil, com destaque para as pessoas com 60 anos ou mais.

Nos dias 11 a 17 de julho de 2023, 2.013 cidadãos de 16 anos ou mais foram entrevistados por telefone, selecionados por meio de amostragem aleatória estratificada da população brasileira. Entre estes, 1.008 pessoas com até 59 anos de idade e outras 1.005 pessoas idosas, aquelas com mais de 60 anos de idade.

A pesquisa revelou que pessoas idosas que praticam atividade física declaram ter melhor qualidade de vida, quando comparado com outras pessoas idosas que não a praticam. No primeiro grupo, 56% declaram ter ótima ou boa qualidade devida, já no segundo grupo, esse percentual cai para 36%.

Outro resultado obtido pela pesquisa foi que quatro (40%) em cada dez pessoas idosas apresentam algum nível de dependência funcional em atividades da rotina diária, e que, entre as que praticam atividades físicas quase todos os dias, 78% apresentam independência funcional. Já entre aquelas pessoas idosas que não praticam esportes, menos da metade (45%) apresentam independência, 34% dependência moderada, 16% dependência grave e 2% dependência total.

A pesquisa destaca a necessidade de contínuos esforços para incentivar e promover a prática de atividades físicas entre a população em geral, com destaque para as pessoas idosas. Acesse aqui a versão completa do relatório.