10/12/2020

Para maioria, vacina contra o coronavírus deve ser obrigatória

Para maioria, vacina contra o coronavírus deve ser obrigatória

Caso uma vacina contra o coronavírus segura e eficaz seja fabricada, mais da metade dos brasileiros acreditam que deve ser obrigatório tomá-la. Resultados da pesquisa também apontam que 99% da população acha que governo deve distribuir a vacina gratuitamente.

 

 

Metade dos respondentes acreditam que quem optar por não tomar a vacina deve ser punido. Além disso, mais de dois terços (69%) acredita que quem optar por não tomar a vacina e contrair a doença deve pagar pelo próprio tratamento.

 

 

 

Para a maioria dos entrevistados, pessoas do grupo de risco, profissionais de saúde pública e profissionais de segurança pública devem ter prioridade no recebimento da vacina.

 

 

Medo do coronavírus continua alto

Em comparação aos dados levantados em julho, o nível de medo continua alto entre a população brasileira, tanto da doença causada pelo coronavírus, quanto da possibilidade de acontecer outra pandemia como a atual.

 

 

 

 

 

As amostras do DataSenado são totalmente probabilísticas. Nas entrevistas, são feitas perguntas que permitem estimar a margem de erro para cada um dos resultados aqui divulgados, calculados com nível de confiança de 95% (Anexo 1 do relatório completo). Dessa forma, não existe uma única margem de erro para toda a pesquisa (aproximação usual em pesquisas que não são totalmente probabilísticas). As entrevistas foram distribuídas por todas as unidades da Federação, por meio de ligações para telefones fixos e móveis, com alocação proporcional à população de cada UF.