20/02/2021

Para brasileiros, o Senado e a Câmara são muito importantes para a democracia

 

A democracia é a melhor forma de governo para 64% dos brasileiros. Além disso, 66% da população consideram o Senado e a Câmara muito importantes para a democracia. No entanto, 88% dos brasileiros estão pouco ou nada satisfeitos com o funcionamento do regime democrático no país. É o que mostra nova rodada de pesquisa nacional realizada desde 2010 pelo Instituto DataSenado.

 

No atual contexto, a saúde é apontada como principal preocupação por 45% dos brasileiros – um aumento de 17 pontos percentuais em comparação aos resultados da pesquisa anterior, atingindo o maior percentual desde 2012. Em seguida estão emprego e custo de vida, citados por 15% e 12%, respectivamente.

 

 

 

A pesquisa avaliou a opinião dos brasileiros sobre democracia, desempenho dos parlamentares e alguns dos principais temas em debate no país. Entre os dias 19 e 26 de janeiro de 2021, foram entrevistados por telefone 3.000 cidadãos de 16 anos ou mais, em amostra representativa da opinião da população brasileira. Cada estimativa é acompanhada de sua respectiva margem de erro, com nível de confiança de 95%. Os valores percentuais são arredondados de maneira que, em alguns gráficos, a soma pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.