02/03/2023

Maioria dos participantes é a favor da padronização dos carregadores de celular

O Instituto DataSenado realizou enquete on-line para avaliar a opinião de internautas sobre Projeto de Lei n.° 2.643, de 2022, que dispõe sobre a padronização de interface de carregamento de telefones móveis celulares.

Todos os respondentes da enquete afirmam possuir aparelho celular, sendo que a maioria, 56%, possui apenas um carregador de bateria.

 

 

Dentre os que possuem mais de um carregador de celular, 25% afirmam que o principal motivo para tanto é garantir maior comodidade. É interessante notar, contudo, que a maioria, 56%, não sabe o motivo ou preferiu não responder à questão.

 

 

A maioria absoluta dos participantes, 98%, concorda que o telefone móvel se tornou um equipamento essencial, corroborando a justificação utilizada no projeto de lei n° 2.643, de 2022.

 

 

A maioria, 92%, também demonstra preocupação com o lixo eletrônico, outra questão levantada na justificação do projeto.

 

 

De acordo com a enquete, a maioria dos internautas, 85%, concorda com a padronização dos carregadores de celular. Dentre eles, 78% acreditam que o modelo padrão a ser utilizado no Brasil deveria ser o USB tipo C.

 

 

 

 

 

A enquete contou com 48 participantes e ficou disponível no Portal do DataSenado de 2 a 28 de fevereiro de 2023.

 

Os resultados refletem a opinião dos internautas que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.