03/06/2013

Obrigatoriedade de título de pós-graduação para professores universitários

Enquete realizada pelo DataSenado e Agência Senado, entre os dias 2 e 15 de maio, sondou a opinião de internautas sobre a proposta que estabelece a titulação em nível de pós-graduação como exigência em concursos públicos para professores de instituições federais de ensino superior. O assunto é tratado no PLS 123/2013 de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). O projeto resgata as disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de tal forma que, para ingressar na Carreira de Magistério Superior, em âmbito federal, o candidato deve apresentar formação mínima em nível de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). O objetivo, segundo o autor da proposta, é que todos os professores da educação superior sejam mestres ou doutores, pois são nesses níveis de ensino que os indivíduos adquirem todas as competências e os conhecimentos mais avançados.

Na enquete, o internauta foi convidado a se posicionar sobre a seguinte pergunta: “Você é a favor ou contra a obrigatoriedade de títulos de pós-graduação para ser professor nas universidades federais (PLS 123/2013)?”.

Ao final do levantamento contabilizaram-se 1.373 participações. A maioria, 83,1%, opinou de forma favorável à questão. Por outro lado, 16,9% reprovaram a proposta.

Período: 2/5/2013 a 15/5/2013
Número de votos: 1.373
Você é a favor ou contra a obrigatoriedade de título de pós-graduação para ser professor nas universidades federais (PLS 123/2013)?


Os resultados da enquete representam a opinião das pessoas que votaram, não sendo possível extrapolá-los para toda a população brasileira.