07/10/2022

Maioria acredita que partidas e competições de jogos eletrônicos deveriam ser livres de tributação

Enquete realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado em setembro apresentou aos internautas perguntas sobre o Projeto de Lei Complementar n° 202 de 2019, que altera a Lei Complementar nº 116 de 2003, para permitir a incidência do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza sobre a organização, administração ou exploração de jogos eletrônicos em qualquer modalidade, ainda que por meio da internet.

Na percepção da maioria dos participantes (60%), partidas e competições de jogos eletrônicos realizadas de forma não presencial deveriam ser livres de tributação.

 

Dentre os participantes que acreditam que deveria haver tributação, a maior parte (56%) afirma que o ISS deveria ser arrecadado pelo município em que está localizado o usuário do jogo eletrônico.

 

 

Sobre o hábito de jogar online, 49% dos respondentes afirmam já ter participado de partidas ou de competições de jogos eletrônicos. Dentre eles, boa parte (38%) joga mais de uma vez por semana. A participação como jogador é mais frequente do que a participação como espectador.

 

 

 

 

 

 

 

A enquete contou com 70 participantes e ficou disponível no Portal do DataSenado de 02 de setembro a 01 de outubro de 2022.

Os resultados refletem a opinião dos que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos