13/02/2023

Maioria acredita que a Amazônia tem valor inestimável e precisa ser valorizada por todo o planeta, embora tenham dúvidas sobre os caminhos

O Instituto DataSenado realizou enquete on-line para avaliar a opinião de internautas sobre a Medida Provisória no 1.151, de 2022, que dispõe sobre a concessão da exploração econômica sustentável de áreas de preservação ambiental e comercialização dos créditos de carbono correspondentes.

 

Para a maioria dos internautas, 64%, a Amazônia possui valor inestimável para a humanidade devido a sua biodiversidade, função de regulação climática e, especialmente, pelo estoque de carbono florestal existente e acumulado por seu bioma ao longo do tempo.

 

Em relação às florestas brasileiras, 62% dos respondentes acredita que, para que sejam preservadas e se interrompa o desmatamento e degradação de seus biomas, é necessário que a sua preservação seja valorizada, e assim financiada, por todas as nações.

 

Há, contudo, grande incerteza e desconhecimento sobre como as diversas nações poderiam financiar a preservação das florestas brasileiras, visto que apenas 39% dos respondentes acredita que os créditos de carbono seriam uma opção adequada para financiar a preservação do estoque florestal e biodiversidade existentes, enquanto 45% não sabem ou preferiram não responder.

 

Para 51% dos internautas respondentes, não há clareza se os atuais responsáveis pela guarda e gestão de áreas de preservação ambiental possuem a especialização necessária para transformar esta atuação em serviços e créditos de carbono capazes de tornar as florestas economicamente sustentáveis ou mesmo rentáveis para o Brasil.

 

Novamente, para 44% dos internautas respondentes, não há clareza se a concessão dessas áreas de preservação para empresas e organizações especializadas em evidenciar e comercializar créditos de carbono seria o melhor caminho para a preservação sustentável das florestas brasileiras. Do grupo restante, 28% concorda com este caminho proposto pela medida provisória, e o mesmo patamar se mostra contrário.

 

Por fim, 43% não sabem, ou preferiram não opinar, se as linhas de financiamento incentivado do BNDES também deveriam fomentar este caminho de exploração econômica sustentável das florestas brasileiras por meio de créditos de carbono, enquanto 31% se mostra favorável e 26% contrário com essa destinação.

 

A enquete contou com 132 participantes e ficou disponível no Portal do DataSenado de 2 de janeiro de 2023 a 1 de fevereiro de 2023.

 

Os resultados refletem a opinião dos internautas que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.