06/01/2021

Maioria acha que motorista embriagado que for responsável por acidente de trânsito deve ressarcir SUS por despesas com vítimas

Enquete realizada pelo Instituto DataSenado em dezembro mostra que 46% dos respondentes consideram elevados os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com o tratamento de vítimas de acidentes de trânsito. Para 16%, os gastos são moderados e 17% os consideram baixos.

 

 

Para 89% dos participantes, o motorista que, sob efeito de álcool ou drogas, causar acidente de trânsito deve pagar pelas despesas que o Sistema Único de Saúde tiver com o tratamento das vítimas. Além disso, 86% apoiam que o motorista pague pelas despesas que o SUS tiver com seu próprio tratamento. As duas previsões são objeto do PLS 32/2016, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT).

 

 

 

Para 71% dos participantes, caso a proposta seja aprovada, o número de acidentes de trânsito no Brasil vai diminuir.

 

 

A enquete contou com 1.089 participantes e ficou disponível no Portal do DataSenado entre os dias 1º de dezembro de 2020 e 3 de janeiro de 2021.

 

Os resultados refletem a opinião dos que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.