02/08/2013

Trabalho de estudantes de Medicina no SUS

Enquete realizada pelo DataSenado e Agência Senado, durante a segunda quinzena de julho, sondou a opinião de internautas sobre o Programa "Mais Médicos", lançado pelo governo federal. O programa pretendia ampliar de seis para oito anos a duração dos cursos de Medicina, sendo que os alunos teriam que prestar serviços no Sistema único de Saúde (SUS) nos dois anos extras. Após perceber a resistência de universidades e de entidades médicas em aceitar a proposta, o governo federal foi convencido a alterar o programa. De acordo com a nova proposta, os médicos que quiserem se especializar serão obrigados a fazer dois anos de residência na rede pública de saúde, sendo o primeiro ano nas áreas de atenção básica e o segundo ano na área que o médico escolher.

Ainda sobre a proposta inicial do governo, o internauta foi convidado a se posicionar sobre a seguinte pergunta: "Você é a favor ou contra ampliar de seis para oito anos os cursos de Medicina, sendo os dois últimos de trabalho obrigatório no SUS?" Os resultados obtidos corroboraram a mudança de estratégia do governo, a saber: dos 59.154 participantes, 85% reprovaram a ampliação da duração do curso de Medicina, bem como a proposta de trabalho obrigatório na rede pública de saúde; e 15% dos internautas são favoráveis à proposta.

Período: 16/7/2013 a 1/8/2013
Número de votos: 59.154
Você é a favor ou contra ampliar de 6 para 8 anos os cursos de Medicina, sendo os 2 últimos anos de trabalho obrigatório no SUS?


Os resultados da enquete representam a opinião das pessoas que votaram, não sendo possível extrapolá-los para toda a população brasileira.