20/12/2016
Transparência nos dados sobre benefícios concedidos pelo governo
Internautas aprovam a divulgação de dados das pessoas que recebem benefícios do governo

A maioria dos internautas, 79%, manifestou opinião favorável ao PLS 5/2016, projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional, que obriga a divulgação do nome e do CPF das pessoas que recebem benefícios previdenciários e assistenciais do governo, além dos respectivos valores recebidos. Os números são da enquete promovida pelo DataSenado, que avaliou a opinião dos participantes sobre a transparência nos dados de benefícios previdenciários e assistenciais concedidos pelo governo.

Quando perguntados sobre quais informações dos beneficiários devem ser divulgadas, entre os 79% que se manifestaram favoráveis ao projeto de lei, 90% dos respondentes indicaram o valor recebido pelo beneficiário. Outros 90% apontaram o nome do beneficiário e 69%, o CPF do beneficiário. Nesta pergunta era possível escolher mais de uma opção de resposta.

Também, entre os participantes favoráveis ao projeto de lei, 94% concordam que as informações sejam divulgadas em uma única página na internet, e somente 4% afirmaram que tanto faz.

O projeto de lei no 5/2016 considera, em sua justificativa, que a divulgação de dados dos beneficiários em uma única página na internet é uma importante medida para a fiscalização e controle das políticas de Seguridade Social. A enquete também investigou a opinião dos internautas sobre o assunto: a maioria, 75%, acredita que a divulgação de dados ajudará muito a evitar irregularidades, 15% afirmaram que não ajudará a evitar irregularidades e 8% disseram que ajudará pouco.

A enquete, realizada em parceria com o gabinete da senadora Ana Amélia e com a Agência Senado, ficou disponível no portal do Senado na internet de 16 de novembro a 16 de dezembro de 2016. Nesse período, foram recebidas 1.944 respostas.

Os resultados refletem a opinião dos que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira.



Relacionadas
25/01/2017
Maior transparência e controle na regulação dos fundos de pensão
Enquete promovida pelo DataSenado avaliou a opinião de internautas sobre o projeto de lei no 10/2015, que propõe medidas adicionais de transparência e controle na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC). Uma das propostas é que o Senado aprove previamente os indicados para o cargo de diretor da PREVIC. Quase 60% dos participantes apoiam essa medida.
Destaque Transparência Todas