04/03/2015

Crédito na compra de equipamentos de produção de energia elétrica para uso próprio

Em enquete realizada pelo DataSenado, em parceria com a Agência Senado, dos dias 17 de fevereiro a 1º de março, internautas opinaram sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS 48/2014), de autoria da Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB – AM) e do ex-Senador Inácio Arruda (PCdoB – CE), que a prevê a concessão de crédito pela União, para aquisição de equipamentos e instalação para a autoprodução de energia elétrica.

O internauta foi convidado a se posicionar sobre a seguinte pergunta: “Você é a favor ou contra a União conceder crédito na compra de equipamentos de produção de energia elétrica para uso próprio?” (PLS 48/2014). De acordo com o resultado, 78% manifestaram-se a favor da proposta, enquanto 22% de internautas foram contra.

De acordo com os autores do projeto, com a aprovação, qualquer pessoa, condomínio, propriedade rural, empresa, individualmente ou reunidas em consórcio, poderão produzir sua própria energia, gerenciar seu consumo e, ainda, vender o excedente para a concessionária de distribuição local. O estímulo a essas iniciativas, com abertura de crédito especial através dos bancos oficiais, representará importante impulso na diversificação da matriz energética nacional e no aprofundamento de uma tendência já verificada no País que busca a utilização de energia limpa e renovável.

No espaço Comente o Projeto, o cidadão Giovane Ramos, do Rio de Janeiro/RJ, apoiou o projeto, afirmando que para ele “seria interessantíssimo cada unidade familiar produzir a sua energia, pois geraria autonomia e independência, além de garantir o desenvolvimento de tecnologia nacional". Já Neimar Oliva, de Florianópolis/SC, posicionou-se desfavorável ao projeto: "Sou totalmente contra por dois motivos: o gasto seria ineficiente – os métodos de produção (solar fotovoltaica, eólica), em baixa escala, ainda não são viáveis economicamente no mundo; e haveria privilégio de cidadãos que em geral já não precisam de subsídio”.

Período: 17/2/2014 a 1/3/2015
Número de votos: 357
Você é a favor ou contra a União conceder crédito na compra de equipamentos de produção de energia elétrica para uso próprio? (PLS 48/2014)

Os resultados da enquete representam a opinião das pessoas que votaram, não sendo possível extrapolá-los para toda a população brasileira.