18/05/2010

O cidadão e o Senado Federal - maio 2010

Brasileiro percebe que leis votadas no Senado interferem na sua vida

De acordo com pesquisa realizada pelo DataSenado, a maioria dos brasileiros, 80%, reconhece que as leis votadas no Senado Federal interferem na sua vida – 50% acham que as leis interferem muito, e 30% dizem que interferem pouco. A pesquisa de opinião ouviu 1.278 cidadãos, entre os habitantes de 81 municípios de todos os Estados, incluindo todas as capitais, de 4 a 14 de maio de 2010.

A pesquisa mostra também que o brasileiro procura manter-se informado sobre o que acontece no Senado: aproximadamente 70% dos pesquisados afirmaram acompanhar os trabalhos realizados pela Instituição. O resultado é a soma daqueles que disseram acompanhar os trabalhos (12%), com aqueles que disseram acompanhar em parte (55%). Dentre esses, 88% disseram acompanhar os trabalhos legislativos pela televisão, 31% pela internet e 27% por meio de jornais. As revistas são utilizadas por 11% dos entrevistados, enquanto o rádio por 2%.

Outra constatação é que mais de 20% da população entrevistada já acessaram os veículos de comunicação do Senado. Desses cidadãos, 73% disseram já ter assistido à TV Senado e 22% afirmaram ter navegado no portal da Instituição na internet.

O perfil dos usuários dos veículos de comunicação do Senado compõe-se principalmente por homens, 63%, por pessoas com ensino superior completo ou incompleto, 47%, e por cidadãos com renda individual entre dois e cinco salários mínimos, 32%.

Quando considerada a distribuição por regiões, a região Sudeste concentra a maior porcentagem dos usuários dos meios de comunicação do Senado, 37%, seguida pela região Nordeste, com 30%. Quanto às demais regiões brasileiras, 17% dos usuários moram no Sul, 9% no Norte e 7% no Centro-Oeste.