30/04/2020

8 em cada 10 dos brasileiros apoiam a criação de imposto sobre grandes fortunas

Oito em cada dez brasileiros apoiam a taxação de grandes fortunas, que está prevista na Constituição e aguarda aprovação de lei específica para ser implantada. Por outro lado, 20% não concordam com a cobrança do imposto. Os dados fazem parte da primeira pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado sobre a epidemia do coronavírus no país.

O novo tributo, objeto de ao menos quatro projetos de lei em tramitação no Senado, é uma das diversas iniciativas voltadas ao enfrentamento da epidemia causada pelo coronavírus que têm sido debatidas no Senado Federal. Pelas propostas apresentadas, o novo tributo poderá custear ações para conter a disseminação da Covid-19.

 

 

 

Foram entrevistados 1.200 brasileiros distribuídos por todas as unidades da Federação, por meio de ligações para telefones fixos e móveis realizadas no período de 18 a 23 de abril de 2020. O delineamento amostral foi do tipo estratificado, totalmente probabilístico, com alocação proporcional entre as unidades da Federação. Para análise dos resultados da pesquisa, cada estimativa divulgada no relatório é acompanhada das respectivas margens de erros (Anexo 1 do relatório), calculadas com nível de confiança de 95% e considerando o delineamento amostral.