Ideia Legislativa
Trata de restaurar a governabilidade e pacificar o ambiente político - inclusive afastando o Presidente, se necessário - através do voto.
Para governar, o Presidente precisa de apoio legislativo. Essa necessidade tem sido sanada através de condutas odiosas à sociedade. Igualmente, para se elegerem, candidatos tem traído a confiança traduzida pelo voto através de mentiras que nem sempre são evidentes até aos mais esclarecidos. No recente caso de Dilma houve a mais explícita traição e irresponsabilidade. O que motiva esta proposta.
A periodicidade das eleições deve se dar da seguinte maneira: eleições para o Executivo seguida de eleições para o Legislativo. Quando da eleição para o Legislativo, a população deve ser consultada quanto: i) ao afastamento imediato do chefe do executivo em exercício; ii) convocação obrigatória do Congresso para que proceda, dentro de prazo determinado, ao afastamento ou manutenção do chefe do executivo - sendo o silêncio aceitação do afastamento e iii) confirmação do chefe do executivo em exercício. A qualquer tempo o chefe do executivo poderá ser afastado mediante referendo. A solução pretende dar legitimidade inequívoca tanto a um Legislativo alinhado ao Executivo quanto ao afastamento do chefe do executivo.
1 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
26/01/2017
Ideia proposta por
DARIO D. P. P. D. S. - RJ

Confirma?