Ideia Legislativa
Serviços de saúde se negam a vacinar contra o Vírus HPV clientes acima de 13 anos previamente virgens que sofram Abuso Sexual.
Sou médica ginecologista militando na área de Violência contra a Mulher há 16 anos e observo que muitas meninas e mulheres jovens contraem O vírus HPV genital e outras DSTs após terem sido submetidas à abuso sexual . O atual protocolo só privilegia vacinar as crianças e adolescentes até 13 anos e é sabido que a vacinação da mulher , sobretudo jovens abaixo dos 30 sem exposição prévia e/ou virgens seria de importância relevante para a proteção destas contra lesões genitais e orais , e, consequentemente poderia ter impacto na prevenção do câncer do colo uterino, anorretal e orofaríngeo.
Partindo de dados estatísticos que indicam ser o Câncer de colo uterino na mulher o segundo que mais mata no Brasil, causando anos de sofrimento e morte às portadoras , creio que devamos envidar todas as medidas possíveis para erradicá-lo. Sugiro que adolescentes e mulheres jovens submetidas à Violência Sexual envolvendo contato vulvar, vaginal , anorretal ou oral que sejam atendidas nos serviços de saúde da mulher como Postos de Saúde , Hospitais ou Serviços de Referência possam ter o direito de se vacinar contra o vírus HPV , com vacina Quadrivalente ( ou futuramente Nonavalente quem sabe ?) de formas a prevenir danos futuros à sua saúde.
0 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
24/01/2017
Ideia proposta por
DEYSE B. - RJ

Confirma?